Minhotas somaram a segunda derrota consecutiva no campeonato.
Este domingo, o FC Famalicão recebeu a formação do Torreense, num jogo a contar para a jornada 12 da fase de apuramento de campeão da Liga BPI. Apesar do favoritismo, a equipa minhota saiu derrotada, por 0-2.
O início da partida foi pautado pelo equilíbrio e as oportunidades de golo tardaram a aparecer. A primeira ocasião de perigo surgiu ao minuto 16 e pertenceu à formação minhota. Mariana Azevedo serviu Maria Negrão, com um passe rasteiro para o coração da área. Contudo, a jovem de 17 anos não foi capaz de bater Vitória Antunes, guardiã da equipa torreense.
A resposta da formação caseira foi imediata e aconteceu logo no minuto seguinte. Chandra Davidson apareceu isolada nas costas da linha defensiva famalicense, porém, no frente-a-frente com Rute Costa, a guarda-redes do FC Famalicão levou a melhor e o nulo permaneceu.
Com duas oportunidades de golo no espaço de um minuto, era expectável que o ritmo de jogo aumentasse. Todavia, a primeira parte continuou bastante disputada a meio-campo, com as ocasiões de perigo a escassearem. O placard não se alterou até ao término do primeiro tempo e as equipas regressaram aos balneários com o 0-0 no marcador.
Na retoma do encontro, o jogo mudou de figura. O Torreense intensificou a pressão, assumiu o controlo da partida e, à passagem do minuto 51, inaugurou o marcador. Valéria Paula, com um passe de rutura, encontrou Chandra Davidson que, diante de Rute Costa, não vacilou e carimbou o 0-1.
Sem dar tempo de reação ao FC Famalicão, três minutos depois, a equipa de Torres Vedras voltou a marcar. Na sequência de um pontapé de livre, a defensiva minhota afastou de forma incompleta e a bola terminou nos pés de Angeline da Costa. A atleta francesa aumentou a vantagem do Torreense, para 2-0, com um remate da entrada da área. Ao minuto 70, a formação visitante ficou perto de marcar o terceiro golo, no entanto, Rute Costa negou o bis a Chandra Davidson.
A desvantagem de dois golos fez com que as minhotas assumissem as rédeas do encontro. Contudo, a maior posse de bola, perante uma coesa linha defensiva do Torreense, nunca foi capaz de se traduzir em oportunidades de golo para a equipa famalicense. O duelo terminou com a derrota caseira do FC Famalicão diante do Torreense, por 0-2.
Com esta derrota, O FC Famalicão permanece na terceira posição do campeonato. No próximo dia 16, as minhotas deslocam-se ao terreno do Clube de Albergaria, numa partida a contar para a jornada 13 da fase de apuramento de campeão da Liga BPI.
Recorde ainda: Gil Vicente goleia Fiães SC na última jornada e continua na luta pela manutenção