As entradas para as atividades no Museu Alberto Sampaio e no Centro Internacional das Artes José de Guimarães são gratuitas.

Espaços Culturais de Guimarães associam-se às comemorações do Dia Internacional dos Museus. A inciativa arrancou este sábado e estende-se até 18 de maio. O principal objetivo é promover uma reflexão sobre o papel dos museus no desenvolvimento individual e da comunidade.

No dia 18 de maio, o Museu Alberto Sampaio vai promover visitas guiadas gratuitas para abordar a história do edifício, desde a sua origem no século XV até ao restauro do século XX, e algumas das principais obras em exposição. Além disso, terá um teatro de marionetas e outro de sombras que desvenderá a Lenda de Santa Catarina.

No mesmo dia, o Centro Internacional das Artes José de Guimarães (CIAJG) terá entrada gratuita para as oito exposições do novo programa artístico “Nas margens da ficção”, uma oficina-laboratório, junto da exposição “Complexo Colosso”, e uma sessão online sobre a linguagem e o papel do museu como instrumento de mediação.