Uma conversa com Hugo Viegas, onde foram discutidas diversas questões ligadas ao setor criativo e dadas algumas dicas aos interessados pela área da publicidade.

No âmbito da segunda edição das Jornadas de Línguas Aplicadas, realizou-se esta quarta-feira, dia 12 de maio, uma palestra intitulada “Confissões de um Copy do Nuorte”. Contou com a presença de Hugo Veiga, Chefe Criativo da empresa AKQA, em São Paulo.

Nesta conversa, Hugo Viega tocou em alguns pontos, que a seu ver eram relevantes, relativos à entrada no mercado de trabalho, numa área criativa como a publicidade e o Marketing. Referiu também a AKQA como uma empresa que acredita “no poder das marcas”. Acrescenta que marcas com grande poder logístico e financeiro podem ter o poder de “impactar positivamente o mundo”.

Além disso, retrata a publicidade como “a arte e pensamento artístico, fundido com ciência”, e não apenas “Branded Marketing”. Deixou, assim, clara a ideia de que “tudo comunica”, devendo ser procuradas “novas formas de se relacionar com o público”. Caracterizou a Publicidade e o Marketing como “áreas vastas”.

Hugo Viega, deixou ainda algumas dicas para quem procura integrar o setor, mostrando acreditar que “tudo começa ao encontrar parceiro certo”. “Ninguém faz nada sozinho”, afirmou.

Mencionou como fatores relevantes os “contextos, decisões, e capacidade de superação desafios” como caraterísticas valorizadas num candidato. A busca por “fazer coisas diferentes” e não ficar à espera, “ir fazendo rotineiramente e por paixão”, o que crê conduzirá a uma aprendizagem interior e colocará a criatividade à prova.

Por fim, apelou também à participação em diversas competições de publicidade para jovens, que crê serem relevantes por trazerem uma “bagagem de experiências”.