A iniciativa “Colloquia Talks” é a estreia deste ano e terá como temas Ameaças Espaciais e Narcotráfico.

A 42.º Edição dos Colóquios de Relações Internacionais arranca esta terça-feira, dia 11 de maio, e estende-se até quinta-feira, dia 13. O tema central deste ano é a transnacionalidade e traz ao debate questões como Cibersegurança, Terrorismo, Migrações, o Futuro da Energia, Ameaças Espaciais e Narcotráfico.

Ao contrário do que aconteceu em anos anteriores, esta edição vai decorrer em regime misto. Ivo Marques, presidente do CECRI, explicou que o núcleo tentou criar “um modelo em que, mesmo com uma conjuntura pandémica restritiva, o evento pudesse acontecer”. Assim, o primeiro e o último dia dos colóquios será presencial e o dia 12 online.

Os oradores convidados para os momentos presenciais são nacionais ou com residência em Portugal. O aluno afirmou que, desta forma, se “houvesse restrições de viagem não haveria grandes dificuldades de solucionamento logístico”. Em contrapartida, os painéis online terão convidados internacionais e serão em inglês.

No que diz respeito ao rigor e exigência, Ivo Marques referiu que a pressão existente é natural, tendo em conta “a carga histórica” associada ao evento. “Mesmo em mandatos menos bem conseguidos, a única coisa que vai ser sempre bem conseguida são os Colóquios”, declarou. Além disso, pediram ajuda a alguns professores e alunos de doutoramento, uma vez que estes já fizeram parte de outras edições dos Colóquios.

Presidente CECRI

Ana Sousa/ ComUM

A principal dificuldade na preparação dos Colóquios foi convencer oradores a se deslocarem a Braga para as sessões presenciais. Devido às novas modalidades digitais, muitos preferem não ter de passar um dia fora de casa noutra cidade. “Já se percebia há algum tempo que o online primeiro se ia estranhar, mas depois se ia entranhar, porque são mais as razões a favor do que as razões contra”, esclarece Ivo.

Além dos já mencionados painéis, o CECRI preparou duas “Colloquia Talks”. Esta é uma nova iniciativa que pretende dar oportunidade a alunos da licenciatura e do mestrado em Relações Internacionais de realizar apresentações relacionados com o tema dos colóquios. As duas “Colloquia Talks” serão sobre Ameaças Espaciais e Narcotráfico.