Os cónegos aproveitaram os erros dos famalicenses para assegurarem a vitória.
Na última jornada da Liga NOS, disputada esta quarta-feira, o Moreirense recebeu o FC Famalicão. O dérbi minhoto realizado em Moreira de Cónegos terminou com a vitória da equipa da casa por 3-0.
Os famalicenses entraram mais fortes na partida e, aos sete minutos, Alexandre Guedes ameaçou a baliza adversária. Guedes estava na linha de golo quando Abdu Conté afastou o esférico. Posteriormente, o árbitro do encontro acabou por marcar fora de jogo por parte do famalicense.
Aos 16 minutos, foi a vez da equipa da casa de testar os visitantes. Ibrahima Camará foi chamado a bater um livre e, na defesa do mesmo com os punhos, Luíz Junior fez com que a bola batesse num colega de equipa e passasse muito perto do poste.
Os cónegos tomaram a liderança do jogo e inauguraram o marcador por intermédio de Filipe Pires. No meio-campo, Walterson tirou o esférico a Calvin e dirigiu-se para a baliza do guardião de Famalicão. Filipe Pires apareceu pela lateral esquerda, recebeu o passe do colega e apontou com eficácia para o 1-0.
Após estrear os parciais, os visitados dominaram o jogo e criaram oportunidades que se revelaram perigosas para os pupilos de Ivo Vieira. Aos 30 minutos, a bola sobrou para Ibrahima à entrada da área e o médio fez com que esta raspasse muito perto do poste de Junior.
O ritmo de jogo manteve-se e Filipe Pires voltou a tomar um lugar de destaque. Inicialmente, o médio esteve perto da finalização, mas Calvin cortou o esférico. O número 21 persistiu e bisou na sequência de um novo erro na defesa do FC Famalicão. Iván Jaime atrasou para Diogo Figueiras, porém, Filipe Pires chegou primeiro e lançou-se até à baliza contrária até alcançar o 2-0.
No regresso para a segunda parte, Ivo Vieira tomou a decisão de refrescar o onze inicial. Manuel Ugarte, Edwin Herrera e Fer Valenzuela foram chamados para dentro das quatro linhas numa tentativa de diminuir a diferença. Foi nos minutos finais desta metade que a turma de Vasco Seabra fechou definitivamente os parciais. O golo surgiu após uma defesa ineficiente do guardião do FC Famalicão que deixou a bola sobrar para Walterson. O número 77 aproveitou a oportunidade e finalizou a jogada com sucesso, apesar do guarda-redes ainda tocar no esférico.
Com o resultado de 3-0 no último dérbi minhoto da Liga NOS, o Moreirense fecha o campeonato no oitavo lugar com 43 pontos. Já o FC Famalicão acaba a temporada na nona posição da tabela classificativa com 40 pontos.
Recorde ainda: Vitória SC perde e deita por terra sonho europeu