Notícia já vinha sendo avançada nas últimas semanas.

O Vitória SC informou esta manhã no seu site oficial que chegou a acordo com Pepa, treinador português de 40 anos, que assinou contrato válido até 2023. Paulo Meneses, presidente do FC Paços de Ferreira, já tinha anunciado, há cerca de duas semanas, a saída do técnico no final da época, agora confirmada.

Pedro Miguel Maques da Costa Filipe, de nome, estreou-se em 2013 como treinador sénior, ao serviço da AD Sanjoanense. Três anos depois chegou à primeira divisão onde assumiu o cargo de técnico principal no Moreirense FC. No clube minhoto esteve apenas durante meia época e juntou-se ao CD Tondela, onde permaneceu até ao final dessa mesma época e nas duas que lhe seguiram. Ao serviço dos beirões, Pepa garantiu sempre a manutenção e chegou ao FC Paços de Ferreira em 2019. Nesta temporada, os castores alcançaram 15 vitórias na Liga NOS, recorde no clube, que lhes valeu a quinta posição na tabela classificativa e respetivo apuramento para as provas europeias.

Ao todo, Pepa leva 158 jogos no principal campeonato nacional enquanto treinador. O técnico de 40 anos faz-se acompanhar de Samuel Correia, Pedro Azevedo, Pedro Oliveira, João Ricardo Pinto e Hugo Silva. Na sua apresentação, o novo treinador do emblema vitoriano deu conta que o desfaio lançado a ele e à sua equipa técnica é de jogar “o dobro ou o triplo”.