Conhecido pelos filmes de ação e os dramas, Colin Farrell celebra esta segunda-feira, 31 de maio, 45 anos. O ator irlandês começou a viagem em Hollywood nos anos 2000, com o filme Tigerland (2000) do conhecido realizador Joel Schumacher, e desde aí a sua carreira foi feita de altos e baixos.
Colin James Farrell é filho do jogador de futebol Eamon Farrel e o mais novo de quatro irmãos. Claudine Farrell, irmã mais nova, é também a assistente pessoal do ator. Colin começou por estudar na St. Brigid’s National Schooll em Dublin, e mais tarde no colégio particular católico Gormanston College, em County Meath. Na mesmo altura fez uma audição para a boysband Boyzone, onde foi rejeitado.
O sonho de se tornar ator começou depois de Farrell ver a prestação de Henry Thomas no filme E.T (1982). Encorajado pelo irmão, Eamon Farrell Jr., o ator decidiu estudar arte dramática na Gaiety School of Drama em Dublin, mas não concluiu o curso. A desistência deveu-se ao papel na séria da BBC, Ballykissangel (1998) que foi a rampa de lançamento para a carreira que se avizinhava. Apesar da participação em algumas minisséries como Deirdre Purcell Falling for a Dancer (1998) e como protagonista do debut de Zona de Guerra (1999), o ator não alcançou imediatamente o estrelato.
O filme Tigerland valeu-lhe o prémio de melhor ator da Sociedade de Críticos de Filmes de Boston com a personagem Bozz. Em 2001, o ator interpretou o papel de Jesse James no filme Fora da Lei Americanos, ficando na mira de diversos olheiros de Hollywood. No mesmo ano protagonizou, junto com Bruce Wills, o filme Em Defesa da Honra. A partir de 2004, o sucesso de Colin foi diminuindo com alguns fracassos de bilheteira como Alexander (2004). Só em 2009, com o filme Na mira do chefe, é que Farrell conseguiu voltar aos êxitos. Foi o papel de Ray, um assassino, que deu ao ator o Globo de Ouro de Melhor Ator numa Comédia ou Musical, em 2010. Este foi o único prémio relevante na carreira. O filme The Way Back (2010) conseguiu uma nomeação para um Óscar, mas não saiu vitorioso.
O início da carreira não foi o melhor, mas o público reconhece o ator como um ator de sucesso e talentoso. Mais recentemente protagonizou filmes como Salvem o Mr Banks (2013), A Lagosta (2015) e ainda Animais Fantásticos e Onde Encontrá-los (2016), no papel de Percival Graves. A última aparição foi no filme Dumbo (2019) no papel da personagem Holt.
A vida pessoal do irlandês é reservada, mas o escândalo com uma ex-namorada, Nicola Narain, foi “uma pedra no sapato”. Em 2003, foi tornado público um vídeo de relações amorosas explicito na internet sem o conhecimento do ator. Mais tarde, descobriu-se que tinha sida Nicole a vender o vídeo, tendo esta sido processada pelo próprio Colin Farrell. Desde então que este oculta e protege o espaço pessoal, sendo raras as aparições públicas. É conhecida a dependência pelas drogas, mas o ator procurou ajuda no ano de 2005, consciente do quanto esta dependência o afetava negativamente. Colin Farrel é também pai de dois meninos, James Padraig, fruto da relação com a modelo Kim Bordenave, e Henry Tadeusz, fruto da relação com a atriz Alicja Bachleda-Curus.
A carreira nem sempre foi fácil e sofreu muitos contratempos. Porém, o ator ainda se mantém no ativo e marcou gerações no universo cinematográfico.