O concurso especial para maiores de 23 anos é uma das alternativas para ingressar no Ensino Superior.
Candidaturas abrem segunda-feira dia 7 de junho e fecham a 18 do mesmo mês. O concurso é destinado a indivíduos maiores de 23 anos que não possuam habilitação de acesso ao ensino superior, conforme o despacho RT-44/2021.
Para serem aprovados, os candidatos devem realizar duas provas escrita. Uma prova obrigatória de Língua Portuguesa, marcada para 7 julho, e uma prova específica, determinada pelo curso a candidatar-se, com a data de 9 de julho. Ocorrerá também entre 6 e 10 setembro uma prova de apreciação curricular e entrevista. As três provas serão todas realizadas em Braga, no campo de Gualtar. A 22 de setembro passarão a ser públicas as listas de seleção e seriação dos candidatos ao concurso.
As inscrições serão preenchidas online no boletim de candidatura. Os candidatos maiores de 23 anos devem indicar até seis cursos com vagas e organizados por ordem decrescente de preferência. Devem apresentar ainda o certificado de habilitações, o currículo académico e profissional, acompanhados dos respetivos comprovativos relevantes.
Quem estiver interessado no concurso, terá disponibilizado à sua escolha 146 vagas em 57 cursos, envolvendo as Escolas de Arquitetura, Arte e Design, de Ciências, de Direito, de Economia e Gestão, de Engenharia, de Letras, Artes e Ciências Humanas e de Psicologia e os Institutos de Ciências Sociais e de Educação. Todos os cursos estão sobre a autoria da UMinho que contém mais informações no site.