A programação conta com dez filmes que vão ser apresentados em várias praças e parques do concelho.
O grande ecrã volta a sair para as praças e parques do município de Vila Nova de Famalicão este verão. A 22.ª edição do Cinema Paraíso decorre entre 4 de julho e 18 de agosto, sempre em locais diferentes.
Este ano, o Cineclube de Joane volta a organizar sessões de cinema fora de portas durante o verão, em parceria com a Câmara Municipal e a Casa das Artes. No entanto, esta edição acrescenta, às habituais quartas no recinto do Anima-te, no Parque da Devesa, sessões itinerantes que levam a Sétima Arte às freguesias de Arnoso Santa Eulália, Carreira, Fradelos, Mogege e Vale São Cosme.
A programação da 22.ª edição do Cinema Paraíso abre com Benzinho, de Gustavo Pizzi, no dia 4 de julho, no Parque de Jogos da Carreira. A grande tela segue depois para o Parque da Devesa, no dia 7, onde se vai poder assistir a Knives Out: Todos São Suspeitos, de Rian Johnson. Nessa semana, há ainda a transmissão de Tempos Modernos, de Charlie Chaplin, a 11 de julho, no Parque de Jogos de Arnoso Santa Eulália.
As noites de cinema continuam na Devesa no dia 14, com o filme de animação A Ovelha Choné: A Quinta Contra-Ataca. Segue-se a apresentação de Mirai, no dia 18, no CIIES, em Vale São Cosme. Na última semana de julho, vão poder ver-se os filmes Parasitas, no dia 21, no adro da igreja de Fradelos, e Ordem Moral, no Campo de Jogos da ADERM, em Mogege, no dia 25.
Em agosto, há mais três filmes a ser transmitidos, todos eles no Parque da Devesa. O primeiro é Nomadland – Sobreviver na América, vencedor do Óscar de Melhor Filme este ano, no dia 4. Segue-se a longa-metragem Mary e a Flor da Feiticeira, no dia 11, e a programação termina a 18 de agosto com A Estrada, de Frederico Fellini.
Em comunicado, a organização do Cinema Paraíso adianta que a ideia de itinerância permitiu ao evento “estacionar em mais de trinta locais, num percurso que já chegou a mais de metade das freguesias do território de Vila Nova de Famalicão e que conhece nesta sua 22.ª edição um incremento através do programa de descentralização cultural Há Cultura/Cultura Para Todos”. Na nova edição, o objetivo é “continuar a levar o cinema às populações, com escolhas criteriosas, com propostas que cheguem ao grande público e que ambicionam surpreender o espectador. Cinema popular de várias proveniências, do presente e em diálogo com a história do Cinema”.
Todas as sessões do Cinema Paraíso decorrem às 22 horas e têm entrada gratuita. No entanto, no caso das que ocorrem no Parque da Devesa, é obrigatório o levantamento do bilhete duas horas antes do início da sessão. Já nas sessões que decorrem nas freguesias, os limites estão diretamente relacionados com a lotação dos diferentes espaços.