O apoio prevê auxiliar projetos a desenvolver durante o segundo semestre deste ano.

O executivo da Câmara Municipal de Guimarães deliberou a atribuição de cerca de 210 mil euros ao setor cultural. O montante cedido destina-se à realização de atividades, criação, edição e circulação de projetos culturais a desenvolver no segundo semestre de 2021.

A ajuda monetária considerou os projetos cujo adiamento foi solicitado pelos respetivos promotores e o seu impacto orçamental ao nível dos compromissos financeiros ativos. Adicionalmente, teve em conta os diferentes apoios desenvolvidos anteriormente pela Câmara Municipal, que pretendiam contornar as consequências da pandemia.

Do total cedido, cerca de 50% é destinado para atividades e investimento de associações no âmbito das atividades pontuais. O executivo municipal determinou ainda que a Criação Artística – Artes Visuais e Curadoria iria receber cerca de 19 mil euros e a Criação Artística – Artes Performativas iria receber cerca de 36 mil. Por extensão, o município definiu a atribuição de cerca de 33 mil euros a Edições Literárias, Musicais e Videográficas e de 6.800 euros à Circulação Nacional e Internacional.