Reconhecido pelo icónico papel de Capitão América no universo cinematográfico da Marvel, Chris Evans completa este domingo, dia 13 de junho, o seu 40º aniversário. O ator americano iniciou a sua fantástica e extensa carreira nos ecrãs na minissérie televisiva Sexo Oposto (2000).

Christopher Robert Evans nasceu em Boston, Massachusetts e passou a sua infância na cidade de Sudbury. O ator é filho de Lisa Marie, diretora artística do Concord Youth Theatre, e de G. Robert Evans III, dentista. O ator tem uma irmã mais velha, Carly, e dois irmãos mais novos, o Scott e a Shann. Após o divórcio dos pais, em 1999, o seu pai voltou a casar-se e Evans ganhou assim mais três irmãos. O ator concluiu o seu secundário na Lincoln-Sudbury Regional High School e, quando se mudou para Nova Iorque, frequentou o Lee Strasberg Theatre and Film Institute.

Depois da sua participação no filme Oh Não! Outro Filme de Adolescentes (2001), onde interpretava a personagem de Jake Wyler, Evans fez parte do elenco principal das longas-metragens: O Golpe Perfeito (2004) e Cellular (2004). Em 2005, atuou nas produções independentes Gente Estranha e London. Ainda nesse ano, o ator interpretou Johnny Storm, a Tocha Humana no filme Quarteto Fantástico. No segmento desta obra cinematográfica, Chris voltou, em 2007, a atuar no papel de Johnny Storm no filme Quarteto Fantástico e o Surfista Prateado.

Na longa-metragem Os Reis da Rua (2008), Evans interpretou, ao lado do ator Keanu Reeves, Paul Diskant, um detetive do departamento de raptos e homicídios que investigava todos os assassinos de Washington. Contudo, foi em 2011 que o ator americano se destacou na indústria do cinema, a nível internacional, com o seu papel de Capitão América no filme Capitão América: O Primeiro Vingador.

Seguiu-se, então, uma série de filmes fantásticos no mundo cinematográfico da Marvel, na pele da sua personagem acarinhada pelo público. Ao assinar contrato com a Marvel Studios, Chris participou nos filmes: Os Vingadores (2012), Capitão América: O Soldado do Inverno (2014), Vingadores: A Era de Ultron (2015), Capitão América: Guerra Civil (2016) e Vingadores: Guerra do Infinito (2018). No entanto, em 2019, fez a sua última aparição como Capitão América na poderosa obra cinematográfica Vingadores: Endgame (2019). Durante todas estas produções Chris Evans atuou ao lado de alguns dos grandes atores de Hollywood: Robert Downey Jr., Mark Ruffalo, Chris Hemsworth, Scarlett Johansson, Brie Larson, Gwyneth Paltrow, Jeremy Renner, Don Cheadle, Paul Rudd, entre outros.

O galã de Hollywood é também conhecido por interpretar comédias e romances. Em 2014, estreou-se na arte da produção com a obra Before We Go e protagoniza-a ao lado da atriz Alice Eve. Nick Vaughan (Chis Evans) e Brooke Dalton (Alice Eve) formam um par romântico que se conhece ocasionalmente numa estação de comboio e que acaba por passar a noite a divagar pela cidade de Nova Iorque.

Em 2015, protagonizou o filme Mente Brilhante, ao lado da jovem Mckenna Grace e da atriz Jenny Slate. Evans interpretou a personagem de Frank Adler, tio da menina Mary Adler (Mckenna Grace). Frank tinha ficado encarregue de tomar conta da sua sobrinha após a morte da sua irmã. Porém, no primeiro dia de aulas da criança, a menina chama à atenção da sua professora, Bonnie Stevenson (Jenny Slate) pelas suas imensas capacidades. A história desenrola-se então em volta da mente brilhante d Mary e da sua relação esplêndida e calorosa com o seu tio.

Para além do cinema, Chris é um devoto à política. Em 2016, demonstrou publicamente o seu apoio à campanha eleitoral de Hillary Clinton. Recentemente, lançou o projeto A Starting Point, um website que apresenta os ideais democrata e republicano. Com a sua presença na Web Summit 2020, o ator revelou que o seu propósito é envolver os cidadãos comuns na política nacional. Além disso, pretende desenvolver pessoas informadas e responsáveis.

Sempre acarinhado e adorado pelo público, o ator continua na lista dos maiores e mais glamorosos de Hollywood. Apesar de estar agora virado para uma vertente mais política, Chris Evans vai se manter nos nossos ecrãs por bastante tempo. Adicionalmente, o ator tem produções cinematográficas com data agendada para este ano.