Shia Saide LaBeouf nasceu em Los Angeles, California, a 11 de junho. O ator, que faz 35 anos esta sexta-feira, iniciou a sua carreira na arte da comédia com apenas 10 anos, fazendo pequenas atuações no seu bairro e cafés na periferia.
Filho de Shayna e Jeffrey Craig LaBeouf, Shia LaBeouf considera Jon Voight o seu segundo pai e mentor. As estrelas do cinema que o inspiraram mais ao longo da sua carreira profissional e da sua vida são Dustin Hoffman, Jon Voight, Jodie Foster e John Turturro.
A sua carreira como ator ganhou reconhecimento com a série do Disney Channel, A família Stevens (2000). Na série, Shia interpretava o papel de Louis Stevens, personagem que o levou a vencer o Daytime Emmy Award de Performance Marcante em Série Infantil.
Em 2005, trabalhou com um produtor de grande influência sobre LaBeouf, Francis Lawerence, e teve a oportunidade de partilhar o ecrã com Keanu Reeves em Constantine (2005). No mesmo ano venceu o Newport International Film Festival na categoria de Curta para Crianças, com a curta-metragem Let’s Love Hate (2005).
Paranoia (2007) garantiu-lhe um Teen Choice Award como Melhor Escolha de Ator de Cinema: Horror/Thriller. Também foi indicado, em 2008, para um MTV Movie Award de Melhor Beijo, juntamento com a sua coprotagonista Sarah Roemer.
É mais conhecido pela sua participação nos três filmes de ação, Transformers (2007), Transformers: A Retaliação (2009) e Transformers 3 (2011). Venceu um Teen Choice Award, na categoria de Melhor Ator (2007) e um BAFTA, na categoria de Astro em Ascensão (2008), ambos com o filme Transformers (2007). Em 2009 ganhou outro Teen Choice Award com Transformers: A Retaliação (2009), na categoria de Estrela de Verão. Por razões relacionadas com a sua reputação nos anos seguintes, Shia LaBeouf não participou no último filme Transformers 4.
LaBeouf acabou por se deixar influenciar pelo álcool, o que para muitos foi considerado o fim da sua carreira/reputação em Hollywood. Esteve envolvido num acidente de viação, tendo sido culpado pelo incidente, visto que estava embriagado. Apesar das várias tentativas em manter-se fora desse antro, teve muitas recaídas.
Em 2015, participou num vídeo de motivação, tornando-se uma sensação no mundo dos memes, com a expressão “Just Do It!”. Além disso, fez uma colaboração com a cantora Sia, gravando o videoclip da música Elastic Heart, juntamente com Maddie Ziegler.
Shia LaBeouf fez colaborações com o comediante Andy Samberg no seu canal thelonelyisland, de sublinhar o vídeo The Shooting AKA Dear Sister. Participou ainda no vídeo “Shia LaBeouf” Live de Rob Cantor, cuja música conta a história do canibal Shia LaBeouf.
O artista reconhece as suas falhas como ator e aponta que é bastante sortudo. No mundo da fama e do cinema, tudo aquilo que ele conquistou não está garantido, uma vez que a qualquer momento tudo pode desaparecer. Shia LaBeouf discute ainda que na sétima arte é necessário haver sorte e não talento, porque nem sempre os recursos podem ajudar a atingir os meios.