Desde cedo que Tom Holland é conhecido no grande ecrã, mas foi com a interpretação do famoso herói Homem-Aranha da Marvel que o ator ganhou mais reconhecimento por parte do público e dos grandes realizadores de Hollywood. O ator britânico celebra esta terça-feira, dia 1 de junho, 25 anos.

Thomas Stanley Holland nasceu em Kingston upon Thames, em Londres, onde reside atualmente. O ator é filho de Nicola Elizabeth, uma fotógrafa, e de Dominic Holland, um conhecido comediante e escritor britânico. Além disso, tem três irmãos mais novos: os gémeos Sam e Harry e o irmão mais novo, Patrick. A sua educação passou por uma escola primária católica em Wimbledon e, mais tarde, por uma escola gerida por jesuítas, a Wimbledon College. Aos 15 anos dedicou-se às artes performativas e transferiu-se para a BRITS School for Performing Arts and Technology, onde realizou um curso de dois anos. Apesar da já longa carreira no mundo cinematográfico, Holland foi diagnosticado com dislexia aos sete anos.

Além de ator, Tom é também bailarino, ginasta e faz dobragens para vários filmes de animação. É também apoiante de obras de caridade junto com os irmãos, como é o caso da instituição The Brothers Trust do Reino Unido.

O primeiro contacto de Tom Holland com a representação foi no musical Billy Elliot the Musical, em 2008, no qual interpretou Michael. O ator ganhou este papel após a coreógrafa Lynne Page ter reparado no potencial do jovem nas aulas de hip-hop. Em setembro do mesmo ano, estreou-se no papel principal, arrecadando críticas positivas. Em 2021, estreou-se no cinema com o filme O Impossível que valeu ao ator nomeações para vários prémios como o de Ator Revelação dos Empire Awards, o Spotlight Award no Hollywood Film Festival, Jovem Artista Britânico do Ano nos London Film Critics’ Circle e de Ator Revelação nos National Board of Review.

A partir de 2015, a sua vida mudou completamente. Foi anunciado que Holland foi o escolhido para interpretar o papel de Peter Parker/Homem-Aranha na saga de filmes da Marvel, situação que deixou a “vida invertida de cabeça para baixo” como partilhou na conta pessoal do Twitter. A primeira aparição foi no filme Capitão América: Guerra Civil, em 2016, e, em julho de 2017, estreou o primeiro filme em nome próprio, Homem-Aranha: De Volta ao Lar. A longa-metragem permitiu a Tom a entrada no Livro do Guinness como “protagonista mais jovem de um filme do Universo Cinematográfico da Marvel”. O papel rendeu-lhe bastante críticas positivas e uma base de fãs de todas as idades que o acompanham e apoiam em todos os seus trabalhos.

Mais recentemente protagonizou o segundo filme da saga do Homem-Aranha, Homem- Aranha: Longe de Casa, e É Sempre o Diabo que saiu dia 11 de setembro de 2020, onde também Sebastian Stan, Bucky Barnes nos filmes da Marvel, protagoniza. Ainda por sair está o terceiro filme da saga Homem-Aranha, Homem-Aranha: Não Há Lar para Voltar, que está previsto estrear no dia 5 de novembro de 2021.

Relativamente à vida pessoal do ator, não há muita informação, sendo apenas possível saber de alguns rumores de um romance com a co-protagonista dos filmes da Marvel, Zendaya Coleman, que foi negado publicamente. O ator vive de forma reservada e afastado dos dramas de Hollywood, preferindo focar-se na vida profissional. Nas redes sociais aproveita para brincar com colegas e amigos e entreter os cerca de 45 mil milhões de seguidores no Instagram e os seis mil seguidores no Twitter.