Os espetáculos iniciam-se este mês e decorrem até agosto.

Viana do Castelo iniciou o “desconfinamento cultural” com a realização de 30 eventos. O primeiro concerto, “Descobrir Noronha”, da Sinfonietta de Braga, vai decorrer no Teatro de Sá de Miranda, este sábado. Na sexta-feira, dia 18 é inaugurada a exposição “União Europeia e as suas Instituições” nos antigos Paços do Concelho. Os eventos vão terminar com exposições nos museus de Arte Decorativas e do Traje.

A organização dos eventos traduziu-se num investimento por parte do município que varia entre os 100 e os 120 mil euros. Os eventos são maioritariamente gratuitos e implicam a aquisição antecipada dos bilhetes. Consequentemente, em todos os espaços a entrada é controlada.

O Centro Interpretativo do Caminho Português da Costa, o Teatro Municipal Sá de Miranda, os antigos Paços do Concelho, o Museu do Traje, o Museu de Artes Decorativas, a Pousada da Juventude, o Centro Cultural e as capelas e igrejas de Viana do Castelo são alguns dos espaços selecionados para receber os diferentes espetáculos. A lotação varia entre os 30 e os 2 mil lugares.

Com a organização destes eventos, o município pretende transmitir à população uma mensagem de que é seguro participar nos eventos culturais. Adicionalmente, de acordo com a  vereadora dos Equipamentos Culturais, Carlota Borges, querem transmitir que este  “é o momento de começar a desconfinar para a cultura, porque os artistas precisam do nosso apoio e têm necessidade de ter os espetáculos preenchidos e recheados depois de terem estado mais de um ano sem espetáculos, sem trabalhar”.

Segundo Carla Borges, a câmara investe nestes eventos porque é percetível que “as pessoas não estão numa situação fácil”. “Nós queremos quer apoiar a população, quer apoiar os artistas, por isso a maioria dos espetáculos serão gratuitos”, explicou. Em contraste, os eventos como o Festival de Jazz, em julho, o espetáculo dos 40 anos do grupo Jarojude e o concerto de Pedro Abrunhosa, que vão decorrer em agosto, são pagos. Os espetáculos não gratuitos vão decorrer no Centro Cultural da cidade, que apresenta uma lotação para 2 mil pessoas.

Além destes 30 eventos, Viana do Castelo também vai receber a Feira do Livro e as Festas de Nossa Senhora d’Agonia.