O regulamento vai ser lançado oficialmente na capital do Alto Minho, no âmbito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
Viana do Castelo vai ser palco do lançamento europeu do novo programa Erasmus+ da Comissão Europeia no dia 18 de junho, sexta-feira. O programa para os setores da educação e formação, da juventude e do desporto 2021-2027 vai envolver mais de 28 mil milhões de euros para financiar projetos de mobilidade para fins de aprendizagem e vai abranger dez milhões de cidadãos europeus.
O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O programa 2021-2027 foca essencialmente na inclusão social, nas transições ecológica e digital e na promoção da participação dos jovens na vida democrática. O intercâmbio para estudantes continua a oferecer oportunidades para períodos de estudo no estrangeiro, estágios, aprendizagens e intercâmbios a estudantes do ensino secundário, superior, ensino e formação profissional e aprendentes adultos.
O novo programa apoia as prioridades e atividades estabelecidas no Espaço Europeu da Educação, no Plano de Ação para a Educação Digital e na Agenda de Competências para a Europa. Apoia, também, o Pilar Europeu dos Direitos Sociais, executa a Estratégia da União Europeia para a Juventude 2019-2027 e desenvolve a dimensão europeia do desporto.
Além da oferta de oportunidades de estudo ou de estágio no estrangeiro, investe ainda em projeto de cooperação transfronteiriças, nomeadamente entre universidades, estabelecimentos de ensino ou organizações de juventude e desportivas.