Esta é a 41ª edição do evento.

A  Feira do Livro de Viana do Castelo decorre este ano entre os dias 17 de julho e 1 de agosto em formato presencial no Jardim Público e na Biblioteca Municipal. A Feira do Livro no Jardim Público funciona diariamente das 18h00 às 23h30, com exceção à sexta-feira e ao sábado, cujo horário de encerramento se prolonga até às 24h.

A inauguração da exposição da obra gráfica de José Manuel Saraiva, “Uma margem distante”, na Ala Jorge Amado da Biblioteca Municipal abrirá portas ao evento neste sábado, 17 de julho, às 10h30. A abertura oficial ocorre às 18h00 e, às 21h30, com o espetáculo musical “PHOLE” na varanda da Biblioteca. As apresentações de livros acontecem na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal.

Na segunda-feira, 19 de julho, às 18h00, irá ocorrer a apresentação do livro “Robim de Campanhã – um patife sedutor”, de Mário Silva Carvalho, vencedor da 1.ª edição do Prémio Literário Luís Miguel Rocha.

Para terça-feira, 20 de julho, às 18h00, está assinalada a apresentação do livro “Espelhos Vadios – Novos Contos”, de Américo Carneiro, na Sala Couto Viana. Nessa noite, às 21h30, ocorre o primeiro espetáculo de animação infantil com dramatização da obra “Ferozes Animais Selvagens”, de Chris Wormell, pelos Serviços Educativos da Biblioteca Municipal, na Secção infantil da Biblioteca Municipal.

Para dia 21, 22 e 23 de julho, às 18h00, a exposição contará com a apresentação de dois livros “Je suis là où tu ne m’attends pas”, de Deolinda da Silva, “Amar um País é cuidar e retribuir”, de Defensor Moura e “Filhos da Cidade Morta”, de Francisco Ceia, respetivamente.

Para dia 23 de julho, às 21h30, mais uma animação infantil irá fazer parte do programa com dramatização da obra “A tartaruga que decidiu ser e fazer diferente”, de Sofia Coelho Branco, na Secção infantil da Biblioteca Municipal.

Para sábado, 24 de julho, os visitantes podem contar com a apresentação, às 11h00, por Jorge Silva, do livro “Ilustradores portugueses na Biblioteca Municipal de Viana do Castelo: 2014 – 2021” e, às 17h00, a apresentação da obra “Os Últimos Anos do Homem-Celha””, de Miguel Falcão, vencedor Prémio Lucilo Valdez. A primeira semana do evento encerra com o espetáculo musical de Rui David, “NU, EM CONTRALUZ”, na Varanda da Biblioteca.

Para segunda-feira, 26 de julho, às 18h00, a agenda marca o lançamento da revista “A Falar de Viana” (Vol. X da 2.ª série, 2021) e a 27 de julho, à mesma hora, a apresentação do livro “Álbum de plantas de tudo o que contém a Misericórdia”. Nesta noite haverá ainda pelas 21h30, animação infantil com dramatização da obra “O Gato Gui e os monstros”, de Rocío Martínez, na Secção infantil da Biblioteca.

A 28, 29 e 30 de julho, às 18h00, irá ser apresentado o livro “Telhado Aberto”, de Deolinda da Silva, a obra “Reflexões” de Filomena Freitas e a apresentação de “Cancro, Covid e Vida”, de Céu Matos. Na noite de dia 30, às 21h30, a Secção Infantil da biblioteca vianense recebe a animação infantil “Tenho mesmo, mesmo de fazer chichi!”, de Karl Newson, pelos Serviços Educativos.

Já nos últimos dias, a 31 de julho, às 11h00, irá acontecer a apresentação do livro “Heráldica: roteiro no concelho de Viana do Castelo” de Francisco Carneiro Fernandes. A atividade encerra nessa noite, às 21h30, com o Recital de Poesia e Música, Vítor de Sousa (declamação) e Yan Mikirtumov (piano), na Sala Couto Viana.

Os espetáculos referidos nas noites de 17, 24 e 31 obrigam ao levantamento e reserva prévia. Todas as outras atividades estão sujeitas a limitações no número de presenças. Todas as normas anunciadas pela Direção Geral de Saúde irão estar em vigor para garantir a segurança dos visitantes.