Uma medalha e três vitórias em mais um dia de CNU.

No antepenúltimo dia da fase final dos Campeonatos Nacionais Universitários, a comitiva da AAUM conquistou mais uma medalha. Apesar da derrota frente à equipa da casa (AAUBI), os atletas minhotos terminaram no segundo lugar. Nas restantes três modalidades que entraram em campo hoje, a Academia minhota saiu vitoriosa em todas.

A primeira parte do jogo decisivo do futsal masculino foi equilibrada. Os alunos da Universidade da Beira Interior entraram por cima e chegaram ao 2-0 cedo no encontro. Contudo, a equipa da AAUM conseguiu reduzir para 2-1 antes do descanso, por intermédio de João Abreu.

A etapa complementar iniciou na mesma toada. A entrada dos atletas da casa valeu mais dois golos, o que se traduziu num 4-1 no placard. Na reação, Samuel Marques marcou para a coletiva da AAUM, mas os ubianos voltaram a ampliar a vantagem para 6-2. Até ao apito final, Pedro Henriques apontou mais um tento para os minhotos, mas não foi suficiente para evitar o desaire por 6-3.

Já no basquetebol masculino, a AAUM precisava de garantir uma vitória frente à Associação de Estudantes da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (AEFCT) para seguir em frente. Apesar das dificuldades na primeira metade do encontro, os minhotos reagiram à desvantagem de um ponto registada ao intervalo (22-23) e levaram a melhor, ao fixarem o placard final em 56-49. Na próxima fase, a academia minhota vai defrontar a Associação Académica de Coimbra (AAC).

Quanto ao andebol masculino, que jogou com a passagem às meias finais já alcançada, voltou a triunfar. No duelo frente à Associação Académica da Universidade de Évora (AAUÉ), a AAUM dominou desde o início e venceu por 26-17. Assim, na ronda que se segue, os minhotos vão bater-se com a Associação de Estudantes da Faculdade de Motricidade Humana (AEFMH).

Por fim, no jogo referente ao voleibol feminino, que opôs a AAUM à Associação dos Estudantes do Instituto Superior Técnico (AEIST), as minhotas fecharam o grupo com um triunfo por 2-0. No primeiro set, a equipa da AAUM venceu por 25-18, resultado que repetiu no set seguinte e que carimbou a vitória. Desta maneira, as estudantes da Universidade do Minho seguem para as meias-finais, onde vão jogar frente à turma anfitriã, a Associação Académica da Universidade da Beira Interior (AAUBI).