Com os estudantes de férias, a organização solidária vê-se com o número de voluntários disponíveis diminuído.
Sediada em Braga, a organização sem fins lucrativos “Virar a Página” necessita de voluntários para continuar o apoio a centenas de indivíduos e famílias no seu processo de autonomização social. A coordenadora da cantina social, Helena Vaz, contou ao O MINHO que no verão têm menos voluntários ativos pelo facto de os estudantes entrarem de férias, tornando-se o trabalho mais complicado.
260 pessoas estão a ser apoiadas pela organização solidária com refeições, roupas e bens essenciais. Por entre as pessoas apoiadas pela instituição, há quem necessite do apoio para a vida. “Neste momento, o número de pedidos de apoio reduziu um pouco. Nós pensávamos que a nossa ação iria colmatar necessidades temporárias, no entanto, há pessoas que por limitações intrínsecas, como a doença ou a velhice, precisam permanentemente de apoio”, declara a responsável pela instituição.
A redução do número de pedidos não é absoluta. “São sinais muito ligeiros. Ainda na última terça-feira surgiu a situação de uma mãe solteira que não consegue fazer face às despesas e iremos apoiá-la com alimentação”, conta Pina Vaz, coordenadora e mentora do projeto social.
“Os voluntários não precisam de cozinhar, podem integrar as rotas de distribuição de refeições, receber e organizar donativos ou auxiliar na cozinha”, afirma Helena Vaz, e, portanto, quem se voluntaria para apoiar não precisa de ser cozinheiro ou nutricionista, basta ser generoso.
O Virar a Página nasceu a 16 de março de 2020 e é uma resposta alimentar de emergência regida exclusivamente por voluntários, financiando-se através de donativos privados. O Virar a Página complementa as restantes respostas sociais da cidade de Braga, conseguindo uma resposta em menos de 24 horas a todos os casos de necessidade, sendo o processo de triagem e encaminhamento social feito nos dias seguintes.