Mais uma vez, o ComUM traz-lhe um conjunto de sugestões culturais da região do Minho para o mês de agosto. Com o contexto pandémico, muitos foram os festivais que viram as suas programações canceladas. A região minhota faz finca-pé e promete serões intensos e animados. Muitos são os concelhos que apostam nos artistas nacionais. E, como “o que é nacional é bom”, não nos podemos negar a esta fruição.

 

Festival L’Agosto 2021 – Guimarães

De 5 a 7 de agosto, os jardins do Museu Alberto Sampaio recebem Gator, the Alligator; Sereias; 10 000 Russos; Lena D’Água; Luís Severo e Sean Riley & the Slowriders. Organizado em conjunto pela Câmara Municipal de Guimarães, Elephante MUSIK e Estúdio Lobo Mau, a edição 2021 do Festival L’Agosto promete uma ementa completa, com direito a entrada, prato principal e sombresa. Para já, os organizadores deixam um “até já aos L’Agostinos ou em italiano L’Agostinis”.

L’AGOSTO

Máquina de Gelados – Braga

Em agosto, o Theatro Circo traz uma nova edição do ciclo de concertos Máquina de Gelados. Este ano, o evento contará com a presença de Cuca Roseta, Paulo Flores, Rita Vian e Pedro Mafama.

A 6 de agosto, Cuca Roseta apresenta o seu mais recente disco, Amália por Cuca Roseta. Uma obra que, mais do que uma homenagem “à maior voz do fado”, corresponde “a um agradecimento pessoal a uma mulher e a uma obra que, desde o primeiro momento, se tornaram um alicerce fundamental” para o crescimento artístico de Cuca Roseta “enquanto fadista”.

Já no dia 13 de agosto, o palco do Theatro Circo recebe Paulo Flores. Segundo avançado, o seu trabalho apresenta uma linguagem “que assenta na procura e na valorização do património musical angolano, com espaço para a influência de outros géneros musicais”.

O Theatro Circo abre ainda portas, a 20 de agosto, a Rita Vian, que acabou de lançar o EP Caos’a. E, por fim, dia 27 de agosto, a sala de espetáculos recebe Pedro Mafama, que, em maio, lançou o seu álbum Por Este Rio Abaixo.

Theatro Circo/ Facebook

Música à sua Porta, Festival de Música Clássica – Viana do Castelo

Este ano, o município de Viana do Castelo acolhe mais uma edição do Festival Música à Sua Porta. Segundo a câmara municipal de Viana do Castelo, o evento “pretende não só divulgar a música erudita, mas também trazê-la à sua porta, tornando-a acessível a todo o tipo de público”.

Desta forma, de 7 a 8 de agosto, o Pátio exterior do Museu de Artes Decorativas contará com a presença da Orquestra Con Spirito e do maestro Paulo Areias. Dos artistas fica a promessa de se apresentarem com “elevado nível artístico e continuar a surpreender o já fiel público deste festival”.

Município de Viana do Castelo

XXV Exposição Aberta de Artes Plásticas – Póvoa de Lanhoso

De 7 de agosto a 26 de setembro, a Galeria do Theatro Club, na Póvoa de Lanhoso, recebe a XXV Exposição Aberta de Artes Plásticas. Segundo avançado, a montra tem em vista “a promoção e divulgação da atividade artística no concelho, designadamente, na área das artes plásticas”.

Theatro Club

Festival Musicall – Guimarães

O município de Guimarães irá receber a primeira edição do Musicall. A partir do Multiusos de Guimarães, os dias 27 e 28 de agosto serão preenchidos por atuações de artistas emergentes vimaranenses.

De acordo com o regulamento avançado, este evento tem como principais propósitos “promover e dar maior visibilidade pública a bandas e artistas; reconhecer da qualidade artística vimaranense; divulgar e projetar a criação musical com a chancela “Guimarães; proporcionar um palco para a apresentação dos artistas e contribuir para a afirmação de Guimarães, projetando a sua qualidade, independentemente do género, tendência ou estilo musical praticados pelas mesmas bandas”.

A iniciativa assenta num modelo participativo e democrático, sendo assim, a programação será delineada pelo público. A escolha deste sistema prevê criar “um sentimento de pertença, entusiasmo e participação ativa das comunidades locais” e promover a programação cultural do concelho, preenchida pelo talento regional.

Os artistas interessados tiveram até 18 de julho para apresentarem os seus projetos. Desde o dia 20 de julho, que a votação se tornou pública e estende-se até dia 7 de agosto. Três dias mais tarde, será anunciada a programação final. Sendo assim, resta-nos aguardar.

Musicall