Apesar deste ano não se realizar ao ar livre, como é habitual, o festival de jazz conta com dois concertos consecutivos por noite e um total de oito bandas e projetos musicais.
A edição deste ano do Jazz na Praça da Erva realiza-se no Centro Cultural de Viana do Castelo, entre dia 28 e 31 de julho. A programação foi alargada a quatro dias, para assinalar o 30º aniversário do festival de jazz mais antigo do Norte de Portugal.
No primeiro dia do festival atuam O Gajo, que se faz sempre acompanhar da sua viola Alentejana, e Yamandu Costa, guitarrista e compositor brasileiro. No dia 29 de julho, sobem ao palco do Centro Cultural a banda instrumental Pimenta Caseira, formada por elementos dos HMB, Groove4tet e NBC, e Yanagui, teclista e produtor em vários projetos musicais portugueses.
O duo de jazz Par Azar, que junta João Cardoso e Romain Valentino, e o saxofonista João Cabrita, com uma carreira de 30 anos de colaborações, tocam a 30 de julho. No dia seguinte, vão ser apresentados os álbuns “Grey City” (2020), de Augusto Baschera e João Bernardo, e “À Espera do Futuro” (2021), do trio formado por Beatriz Nunes, Paula Sousa e André Rosinha.
Este é o segundo ano consecutivo que, devido à situação pandémica, o festival não se realiza no local que lhe deu o nome. A sala do Centro Cultural de Viana do Castelo está limitada a 400 lugares, de forma a garantir todas as condições de segurança.
Os concertos começam às 21 horas e o bilhete diário, que custa 5€, pode ser adquirido na BOL (BilheteiraOnline), no Teatro Municipal Sá de Miranda e, no dia dos concertos, no Centro Cultural.