Num total de 30 vídeos, apenas quatro receberam o prémio de Melhores Curtas 2020/2021
A quinta mostra do Curtas CC realizou-se esta quarta-feira, dia 28 de junho, pelas 17 horas, na Black Box do gnration. Em moldes que zelam pela segurança sanitária, mas de volta ao presencial, o evento reuniu trabalhos de estudantes da licenciatura e mestrado em Ciências da Comunicação não só do ano letivo de 2020/21, como também de 2019/20.
A iniciativa anual exibe ao público, académico ou não, o potencial criativo dos alunos do curso e o seu desenvolvimento de aprendizagens de Audiovisual e Multimédia. Acima de tudo, é descrito como “um momento emocionalmente memorável” na vida dos estudantes.
No decorrer de três horas, assistiu-se aos melhores trabalhos, criados, produzidos e realizados originalmente. O professor Leonardo Pereira afirma que a “qualidade geral tem aumentado de ano para ano” e que a seleção das produções foi uma escolha “difícil e demorada”, tendo em conta o vasto leque de opções que abrangiam os dois anos académicos.
As curtas-metragens em concurso estão organizadas por cinco categorias: documentário; promo; videoclipe; animação; ficção/experimental. Num total de 30 vídeos, apenas quatro receberam o prémio de Melhores Curtas 2020/2021. Nas categorias documentário e promo, o vencedor foi Armando Queirós com “Provectos: Vilar Chão 2020″ e “Licor Beirão”, respetivamente. Os estudantes Filipe Amorim e Manuel Pedro Gil venceram na categoria videoclipe com “LFK: Polite”. A animação ficou representada pelo projeto “The Power of Choice”, de Sofia Vieira. Por fim, a curta vencedora na categoria ficção/experimental foi “Ganas”, da autoria de de Maria da Fonseca e Rafaela Gomes.
Apesar das limitações impostas pelo covid-19 e da obrigatoriedade de reserva prévia, o público demonstrou-se recetivo à iniciativa gratuita. O professor Daniel Cruz Brandão terminou o evento das CURTAS CC a agradecer especialmente à Universidade do Minho, ao gnration e ao apoio institucional do Instituto do Cinema e do Audiovisual (ICA).