Os minhotos preparam a terceira temporada consecutiva no principal escalão do futebol português.
Na temporada 2021/22 o comando técnico do emblema famalicense continua entregue a Ivo Vieira. O técnico, que já passou por clubes como GD Estoril Praia, Moreirense FC e Vitória SC, mantém-se na liderança da turma minhota, depois de ter levado o clube ao nono posto na época transata.
Em declarações prestadas na conferência de imprensa de antevisão ao jogo frente ao CD Feirense, Ivo Vieira não traçou objetivos claros para a temporada 2021/22. O técnico famalicense apontou para um plantel que “procura ser melhor a cada dia”, num esforço por tornar os jogadores “mais competitivos” e a equipa “mais competente”.
Até ao momento, o FC Famalicão recebeu o FC Arouca, em partida de pré-época. O jogo, realizado a 13 de julho, sorriu aos forasteiros que venceram por duas bolas a zero. Para além disso, a turma de Ivo Vieira disputou frente ao CD Feirense, no passado sábado, o primeiro jogo oficial da temporada. Desta feita, os minhotos venceram por 0-1 e avançaram para a segunda fase da Allianz Cup.
Quanto a transferências, o FC Famalicão conta, até ao momento, com nove caras novas no plantel. Chegou o guardião Dalberson (proveniente do Brusque-SC). Para o setor defensivo, Rúben Lima (ex-Belenenses SAD), Alex (emprestado pelo Santos FC) e Dylan Batubinsika (ex-Royal Antwerp FC) são novas opções para o técnico Ivo Vieira. No meio-campo, Lawrence Ofori (fim de empréstimo) e David Tavares (ex-SL Benfica) são reforços. Por fim, integram o ataque famalicense Bruno Rodrigues, que na época passada representava o Tombense FC, Geovani (sub-23) e Rúben Del Campo, que estava cedido ao CD Numância.
No sentido inverso, o clube perdeu o guarda-redes Vaná, que rumou para os cipriotas do Aris Limassol. Terminaram o vínculo de empréstimo aos minhotos os defesas Srdjan Babic, Rúben Vinagre e Edwin Herrera. No mesmo sentido, também os meio-campistas Joaquín Pereira, Bruno Jordão, Pêpê e Bozhidar Kraev voltaram aos clubes de origem. Já no ataque, Jhonata Robert, Gil Dias, Leonardo Campana e Carlos Valenzuela terminaram a sua ligação ao FC Famalicão.
A temporada famalicense teve, então, início no passado sábado, num encontro relativo à primeira eliminatória da Allianz Cup, frente ao CD Feirense. O jogo teve lugar no Estádio Marcolino Castro e terminou com a vitória dos minhotos por 0-1. Em relação à Liga Portugal Bwin, os minhotos vão defrontar, na jornada inaugural da temporada 2021/22, o FC Paços de Ferreira, na Capital do Móvel.