A edição de 2021 desenrola-se de 22 de julho a 2 de agosto.

As Festas da Cidade e Gualterianas são celebradas em Guimarães desde 1906. Os festejos realizam-se em honra de São Gualter. As celebrações deste ano vão ser marcadas pelos concertos de Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco, de Miguel Araújo, da Banda Musical das Caldas das Taipas e da Banda Musical de Pevidém.

O programa das Festas da Cidade e Gualterianas 2021 inicia-se no dia 22 de julho, pelas 18h00, com a cerimónia de inauguração do “Painel Comunitário de Azulejos”, no Largo do Trovador. O painel é constituído por 714 azulejos desenvolvidos pelos habitantes do concelho.

No dia 23 de julho, vai ocorrer a abertura da XXIII Feira de Artesanato de Guimarães no jardim da Alameda de São Dâmaso, às 19h00. No mesmo dia, pelas 17h30, vai ser apresentada a exposição “Floresta Criativa”, também no jardim Alameda de São Dâmaso.

A exposição “20 anos Guimarães Património Mundial” vai ser revelada no dia 30 de julho, a partir das 18h00, no Largo do Toural. Pelas 19h30, no Centro Cultural Vila Flor, vai decorrer o espetáculo da dupla Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco. Também no dia 30, pelas 21h00, o TetrAcord’Ensemble vai ter um concerto na Igreja de S. Francisco.

Miguel Araújo, juntamente com a Orquestra de Guimarães, sobe ao palco do Centro Cultural Vila Flor no dia 31 de julho, às 19h30. No dia seguinte, às 12h30, arrancam as tradicionais Festividades Litúrgicas em honra de S. Gualter, na Igreja S. Francisco. Depois, segue-se  Momento Solene com oração e música sacra acontece pelas 17h30. Às 19h30, o Centro Cultural Vila Flor recebe a Banda Musical das Caldas das Taipas.

As Festas da Cidade e Gualterianas terminam, no dia 2 de agosto, com o concerto da Banda Musical de Pevidém. O espetáculo vai desenrolar-se no Grande Auditório do Centro Cultural Vila Flor, às 19h30.

Os espetáculos da Banda Musical de Pevidém, da Banda Musical das Caldas das Taipas, de Miguel Araújo com a Orquestra de Guimarães e de Tiago Nacarato & Bárbara Tinoco são gratuitos e limitados. Cada pessoa deve levantar o seu ingresso para cada um destes eventos na bilheteira do Palácio Vila Flor, a partir das 10h00 do dia do concerto.