Os dados avançados pelo hospital dizem respeito ao contratualizado através do contrato-programa, no primeiro semestre de 2021.

Segundo avançado pelo Hospital de Braga, a entidade regista um aumento dos indicadores de produtividade. Este aumento deu-se no primeiro semestre de 2021 no que diz respeito ao contratualizado através do contrato-programa.

O Hospital de Braga esclarece que, entre janeiro e junho de 2021, realizou 71.330 primeiras consultas, o que representa “um crescimento superior a 11% no acesso dos utentes face ao contratualizado”. Por sua vez, verificou-se um aumento, de mais de 22%, do valor estipulado em consultas subsequentes, com um total registado de 187.633 consultas. O objetivo relativo às cirurgias foi também superado em mais de 33% (5.499 consultas).

O presidente do Conselho de Administração do Hospital de Braga, João Porfírio Oliveira, acredita que “estes números são o resultado do plano de recuperação da atividade iniciado no ano passado”. Especifica ainda que os dados relativos às cirurgias resultaram da contínua contratualização de recursos com diferentes unidades do setor privado/social.

Da mesma forma, o plano de recuperação possibilitou a redução de listas de espera em diferentes especialidades – “em janeiro de 2020, tínhamos uma lista de espera de inscritos para cirurgia de cerca de 19.000 doentes e, em julho de 2021, já tínhamos reduzido esta lista para cerca de 12.000.” Por fim, o presidente afirma que “a continuidade destes bons resultados apenas se faz em equipa, onde a resiliência e dedicação dos profissionais do Hospital de Braga é inexcedível”.