Após a entrega do galardão, o evento conta com uma atuação dos Dead Combo.
O dstgroup entrega este sábado, dia 24 de julho, o galardão XXVI edição do Grande Prémio de Literatura dst. O escritor João de Melo é quem recebe o prémio, pela sua obra “Livro de Vozes e Sombras”. A cerimónia realiza-se às 19h00, no Theatro Circo e inclui, ainda, um espetáculo da banda Dead Combo.
O evento conta com a presença do vencedor, de Silvestre Lacerda, diretor geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em representação da ministra da Cultura, Graça Fonseca, de Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, de Vítor Aguiar e Silva, presidente do júri do XXVI Grande Prémio de Literatura dst, e de José Teixeira, presidente do conselho de administração do dstgroup.
Os Açores são o centro da narrativa do livro de João de Melo, que se centra nos pilares da história portuguesa do século XX. Passada entre os Açores, Lisboa e as ex-colónias, relata a exaltação e anseios revolucionários do pós 25 de Abril. “Livro e Vozes e Sombras” está agora disponível nas livrarias com o selo do Grande Prémio da Literatura dst.
Após a condecoração, Tó Trips e Pedro Gonçalves sobem ao palco do Theatro Circo para um concerto emblemático que integra a última tour da dupla. Passados mais de 16 anos, seis álbuns de originais e centenas de atuações em Portugal e no estrangeiro, Dead Combo marcam o final da sua carreira com a digressão “Tour Fim”.
O Grande Prémio de Literatura dst surgiu com o desígnio de valorizar, promover e divulgar a literatura de língua portuguesa. Assim, premeia somente obras originais, escritas em português e por autores portugueses. Ao longo de 25 anos, o prémio, no valor de 15 mil euros, expandiu a sua notoriedade, consolidando-se como um dos mais reconhecidos em Portugal. Nos últimos cinco anos, autores como Luísa Costa Gomes, Manuel Alegre, Mário Cláudio, Daniel Jonas, Lídia Jorge e Fernando Guimarães já foram distinguidos pelo galardão.