Primeira parte bem conseguida não foi suficiente para pontuar frente à Dinamarca.

A Seleção Nacional de Andebol defrontou, este sexta-feira, a seleção dinamarquesa, atual campeã olímpica e mundial. O quarto jogo da fase de grupos do Jogos Olímpicos terminou com um resultado favorável aos nórdicos, que venceram por 28-34.

Portugal começou o jogo razoavelmente, respondendo sempre aos ataques bem-sucedidos do adversário, o que permitiu que a Dinamarca não se distanciasse muito no marcador. A seleção dinamarquesa conseguiu, de certa forma, impor a sua supremacia, mas os portugueses conseguiram aproximar-se do empate, devido à boa organização defensiva e à forte eficácia na hora da finalização.

Com dez minutos jogados, o resultado no marcador favorecia a Dinamarca, que vencia por dois golos de diferença, justificando também o equilíbrio dentro de campo. Por esta altura, André Gomes dava os ares da sua graça, encontrando espaços e fazendo três golos em menos de cinco minutos. Nos momentos seguintes, Portugal permitiu que a seleção adversária se distanciasse no marcador, mas não foi preciso muito tempo para a seleção nacional voltar a diminuir a desvantagem, colocando a diferença pontual a dois.

A partida manteve-se equilibrada até ao intervalo, com ambas as equipas a faturar de forma convincente, fechando a primeira parte com um total de 39 golos marcados. As seleções foram para o descanso com o placard a apresentar um resultado de 19-20, o que demonstrava a boa performance de Portugal no primeiro tempo, apesar do claro favoritismo da Dinamarca.

No regresso à quadra, a seleção portuguesa voltou a entrar de forma positiva na partida, conseguindo manter a boa exibição defensiva. Porém, começaram a surgir precipitações no ataque, com a seleção portuguesa a marcar apenas dois golos na primeira metade do segundo tempo. A dificuldade do jogo tornava-se cada vez maior à medida que a diferença no placard aumentava, e a 15 minutos do fim do encontro Portugal perdia por 22-27. Apesar dos erros ofensivos, a seleção portuguesa continuava segura na defesa, contando também com as exibições assertivas de Humberto Gomes e de Gustavo Capdeville na baliza lusa.

Com o apito final a aproximar-se, as hipóteses de Portugal recuperar da desvantagem eram cada vez mais escassas. A eficácia ofensiva até melhorou nos últimos minutos, mas a seleção nacional não conseguiu evitar a derrota por 28-34. O dinamarquês, Mikkel Hansen, foi o melhor marcador da partida com nove golos marcados, enquanto que do lado português, o ponta-esquerda Diogo Branquinho foi o jogador com mais remates concretizados, fazendo um total de quatro golos durante o encontro.

Com este resultado, Portugal mantém os dois pontos conquistados contra o Bahrain no Grupo B do Torneio Olímpico de Andebol, tendo disputado quatro dos cinco jogos nesta fase de grupos. Desta forma, a seleção nacional de andebol precisa de pontuar no jogo do próximo domingo, frente ao Japão, para conseguir um lugar nos quartos-de-final dos Jogos Olímpicos 2020.