A equipa nacional vai estar presente na competição olímpica pela primeira vez.

A seleção nacional de andebol vai-se estrear nos Jogos Olímpicos que se avizinham. Para a competição, Paulo Jorge Pereira convocou 20 atletas, dos quais cinco são minhotos. No entanto, o selecionador vai ter de reduzir ainda a lista de convocados a 15 atletas.

Depois de vencer, nos últimos segundos, a França por 29-28, a armada portuguesa carimbou o passaporte para a capital japonesa, elevando para 54 o número de atletas apurados. O apuramento garante ainda a presença de uma modalidade coletiva nos Jogos Olímpicos.

Diogo Branquinho

diogo-branquinho

Fotografia: Reuters

O ponta esquerdo é natural de Coimbra. Estuda Engenharia e Gestão Industrial na Universidade do Minho. Enquanto jogador, passou pelo ABC/UMinho antes de rumar ao FC Porto e conta ainda com internacionalizações na Seleção Nacional Universitária, com quem venceu um campeonato do mundo.

Rui Silva

rui-silva-andebol

Fotografia: Jonathan Nackstrand/AFP

Natural de Guimarães, o central estudou Direito na Universidade do Minho e integrou a o plantel da AAUM que venceu o Europeu Universitário em 2013. O minhoto teve passagens pelo Xico Andebol, Sporting CP e FC Porto, com quem renovou até 2025. O vimaranense foi o herói da seleção ao ter marcado o golo que valeu o apuramento histórico da equipa de andebol portuguesa.

André Gomes

andré-gomes-andebol

Fotografia: Sylvain Thomas/AFP

O lateral é natural de Braga. Enquanto atleta passou pelo ABC/UMinho, FC Porto e, a partir da próxima época, vai integrar o conjunto MT Melsungen, da Alemanha. Na última edição da Liga dos Campeões de andebol foi distinguido como o melhor jovem do ano.

Humberto Gomes

Andebol

Fotografia: DR

Um dos guarda redes chamados foi Humberto Gomes. O veterano iniciou a sua carreira no ABC/UMinho. Depois de completar toda a sua formação no clube, passou pelo FC Gaia, São Bernardo, Belenenses e Sporting CP. Depois de algumas épocas em Alvalade, regressou ao ponto de partida, onde jogou durante mais dez épocas. Nesta temporada, o guardião representou o Póvoa AC.

André José

André José ABC/UMinho

ABC/Braga

O jovem algarvio é natural de Tavira. Começou a sua carreira no clube da sua cidade natal, onde fez toda a sua formação. Em 20117/2018, mudou-se para o ABC/UMinho, onde jogou durante quatro épocas. Nesta temporada, destacou-se na equipa ao marcar 180 golos em 33 jogos. Estes números abriram-lhe portas a uma transferência para o Sporting CP na próxima temporada.

Fábio Magalhães

fábio-magalhães-andebol

Fotografia: EPA

Nascido em Lisboa, o lateral português prosseguiu os seus estudos na Universidade do Minho, no curso de Enfermagem. Jogou no ABC/UMinho até à temporada de 2008/2009. Na temporada seguinte, mudou-se para o Sporting CP, onde jogou até 2015/2016. Na época seguinte mudou-se pata o Madeira SAD e, depois, para os franceses do Chartres. Em 2018/2019 assinou contrato pelo FC Porto, que representa até aos dias de hoje.

Apesar de estarem pré-convocados 20 atletas, o selecionador vai ter de reduzir ainda a lista de convocados a 15. Destes 20 atletas, Paulo Jorge Pereira afirmou, citado pela Federação Portuguesa de Andebol, que “15 serão selecionados para viajar para Tóquio, no dia 17 de julho”. “Existem alguns critérios para essa seleção e os atletas já estão informados sobre os mesmos”, referiu, ainda.

A equipa portuguesa vai ter ainda um estágio na Nazaré no dia 16 de julho antes da partida para o Japão. A seleção entra em ação nos Jogos Olímpicos no dia 24 de julho, frente ao Egito. Além disso, Portugal vai medir forças com o Bahrein, Suécia, Dinamarca e Japão.