João Sousa e Pedro Sousa foram derrotados na primeira ronda do torneio.
Os tenistas lusos, João Sousa e Pedro Sousa, foram eliminados, na madrugada de sábado, pelos japoneses Kei Nishikori e Ben McLachan. O encontro a contar para a primeira ronda do torneio olímpico de ténis em pares terminou com 2-0 (6-1; 6-4), favorável aos japoneses.
A estreia da dupla portuguesa nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 começou da pior maneira, ao perderem cinco jogos seguidos para os japoneses. De seguida, João e Pedro Sousa ainda conseguiram reduzir o parcial para 5-1, mas o set inaugural terminou no jogo seguinte, com um 6-1 para a dupla nipónica.
O segundo set começou de forma positiva para os atletas nacionais, que conseguiram vencer o primeiro jogo. Contudo, os japoneses responderam com o empate, antes da dupla portuguesa ter feito o 2-1. Depois destes três jogos, a dupla portuguesa consentiu a reviravolta (4-2). Até ao fim do set, os portugueses mantiveram o set vivo, não se deixando atrasar no placard. No entanto, o esforço não foi suficiente para evitar o adeus ao torneiro de pares, após uma derrota por 6-4 no set decisivo.
Com esta derrota, a dupla João Sousa e Pedro Sousa fica pelo caminho no torneio de pares dos Jogos Olímpicos. No entanto, a participação portuguesa no ténis continua com João Sousa, no torneio de singulares. O vimaranense vai defrontar o sérvio Tomás Machač, na manhã de domingo.