Tenista minhoto prepara-se para a segunda presença em Jogos Olímpicos, depois de ter participado no Rio2016.
João Pedro Coelho Marinho de Sousa nasceu no dia 30 de março de 1989 (32 anos), na cidade de Guimarães. O tenista minhoto qualificou-se para os Jogos Olímpicos Tóquio2020 e vai disputar o quadro de singulares, bem como o torneio de pares, onde vai fazer dupla com o outro tenista do Comité Olímpico de Portugal – Pedro Sousa. Esta é a segunda comparência de João Sousa nos Jogos Olímpicos, depois de já ter marcado presença no Rio2016.
A ligação ao ténis surgiu desde cedo na vida do atleta minhoto. João Sousa começou a praticar a modalidade aos cinco anos de idade, devido ao seu pai Armando Marinho de Sousa que, para além de juiz, era tenista amador. O gosto do vimaranense pelo desporto foi crescendo cada vez mais e, em 2001, João Sousa venceu o Campeonato Nacional Sub-12, após bater Gastão Elias na final.
Para além do ténis, o minhoto também foi jogador de futebol até aos 14 anos e, inclusive, chegou a envergar a camisola do Vitória SC. Porém, a paixão pelo ténis prevaleceu e, um ano depois de ter abandonado o futebol, João Sousa decidiu emigrar. Com apenas 15 anos, o atleta partiu para Barcelona com o objetivo de se tornar jogador profissional de ténis. A profissionalização aconteceu no ano seguinte, em 2005.
Não tardou para que Sousa começasse a dar cartas no mais alto patamar do ténis mundial. O desportista natural de Guimarães começou a jogar o ATP Challenge Tour em 2008 e, ainda no mesmo ano, estreou-se na mais alta categoria da modalidade – o ATP World Tour. Um ano mais tarde, João Sousa conquistou o torneio Futures, competição que reúne jovens promissores do mundo do ténis.
A primeira grande conquista do minhoto num torneio ATP deu-se em 2013, altura em que venceu o Open da Malásia e se sagrou o primeiro jogador português a vencer um título de singulares na categoria. A vitória valeu ao atleta uma condecoração por parte do município de Guimarães, para além de uma receção apoteótica aquando da chegada do tenista ao Aeroporto Sá Carneiro. Ainda em 2013, João Sousa tornou-se o primeiro português a entrar no top-50 do ranking ATP.
O vimaranense não se ficou por aí no que diz respeito a grandes feitos. No ano de 2015, Sousa derrotou o então número 24 do ranking mundial, Roberto Bautista Agut e, dessa forma, juntou o triunfo do Open de Valencia ao seu palmarés. A primeira presença nos Jogos Olímpicos sucedeu no ano posterior, no Rio2016, onde, para além de ter competido no quadro de singulares, João Sousa fez dupla com Gastão Elias, no torneio de pares.
Dois anos depois da participação nos Jogos Olímpicos, o atleta português venceu, de novo, um torneio ATP. No entanto, desta vez, a conquista teve lugar em Portugal – no Estoril Open – na sequência de uma vitória de Sousa na final sobre o norte-americano Frances Tiafoe. Este feito foi merecedor de nova distinção por parte do município de Guimarães, que condecorou o tenista pela segunda vez.
Numa carreira recheada de conquistas e vitórias, João Sousa, que já atingiu o lugar 28 do ranking Mundial e venceu três torneios World Tour, espera agora, nos Jogos Olímpicos Tóquio 2020, “orgulhar todas as pessoas” que o apoiam. Os Jogos Olímpicos têm início marcado para o dia 23 de julho.