17 atletas com ligação ao Minho vão representar Portugal em Tóquio.

A armada portuguesa conta com 92 atletas que vão competir em 17 modalidades nos Jogos Olímpicos. Sendo a segunda maior delegação portuguesa de sempre, 17 atletas com ligação ao Minho integram o grupo nacional. Telma Monteiro e Nelson Évora vão ser os porta-estandarte de Portugal em Tóquio2020.

“Têm sido tempos difíceis para uma Missão olímpica, em tempos de algum receio. Tudo faremos para dar as melhores condições aos atletas portugueses. Os Jogos Olímpicos podem ser um sinal positivo, de que os tempos mais difíceis foram ultrapassados”, referiu José Manuel Constantino, presidente do Comité Olímpico de Portugal (COP) , que não perspetivou números de medalhas. “Apenas podemos prometer que tudo faremos para orgulhar os portugueses”, reforçou, apesar de o programa assinado com o Governo apontar para dois pódios.

Atletas-olímpicos-2020

Fotografia: LUSA

Previstos para o verão de 2020, os Jogos Olímpicos realizam-se apenas de 23 de julho a 8 de agosto de 2021 devido à pandemia da covid-19. No entanto, o presidente do comité organizador da competição, Yoshiro Mori, referiu, ainda em março do ano passado, que a competição iria manter o nome original – Tóquio2020. 

Além da presente edição, a região metropolitana de Tóquio sediou os Jogos Olímpicos de Verão de 1964. Assim, a capital do Japão vai ser a primeira cidade a sediar os Jogos Olímpicos duas vezes na Ásia.  Esta também vai ser a quarta edição dos Jogos a serem realizados no Japão, já que o país sediou por duas vezes os Jogos Olímpicos de Inverno (Sapporo 1972 e Nagano 199).

O maior evento polidesportivo vai reunir aproximadamente 12 mil atletas, de 206 países, na disputa de 46 modalidades, coletivas e individuais. Ainda assim, a ideia de aproximar os Jogos Olímpicos dos jovens contribuiu para a aposta em mais quatro modalidades em Tóquio2020, nomeadamente o surf, a escalada, o skate e o karaté.

Em março, os organizadores tinham proibido a presença de espetadores estrangeiros nos Jogos, algo inédito na história olímpica. Meses mais tarde, em junho, as autoridades japonesas anunciaram que iriam autorizar a presença de espetadores locais, mas com 50% da capacidade dos locais das provas e com o limite máximo de dez mil pessoas. Recentemente, o governo japonês anunciou que as provas vão decorrer “sem público” em nenhum dos locais de prova, devido ao aumento de casos do novo coronavírus na capital do Japão.

Portugal vai então estar representado por 92 atletas, em 17 modalidades, nos Jogos Olímpicos Tóquio2020, que vão ser disputados entre 23 de Julho e 8 de Agosto.

Confira a lista de atletas com ligação ao Minho presentes nos Jogos Olímpicos:

Andebol:
Humberto Gomes
Diogo Branquinho
André Gomes
Fábio Magalhães
Rui Silva
André José 

Atletismo:
Carla Salomé Rocha – Maratona

Canoagem:
Fernando Pimenta – K1 1.000 metros
Teresa Portela – K1 200 metros
Emanuel Silva – K4 500 metros
João Ribeiro – K4 500 metros

Natação:
Diana Durães – 1.500 metros livres
Tamila Holub – 1.500 metros livres e 800 metros livres
José Paulo Lopes – 800 metros livres

Taekwondo:
Rui Bragança – -58 kg

Ténis:
João Sousa

Tiro com armas de caça:
João Paulo Azevedo