Fernando Pimenta e Teresa Portela entram na competição de K1, enquanto Emanuel Silva e João Ribeiro vão alinhar na modalidade de K4.
No próximo dia 28 de julho começam as competições de canoagem nos Jogos Olímpicos de Tóquio e Portugal vai contar com oito atletas na modalidade. Dentro da comitiva portuguesa estão os minhotos Fernando Pimenta, no K1 1000 metros, Teresa Portela, no K1 200 e, ainda, Emanuel Silva e João Ribeiro que irão disputar a competição de K4 500 masculino, em conjunto com os portugueses Messias Baptista e David Varela.
Fernando Pimenta, natural de Ponte de Lima, conseguiu o apuramento para a maior competição de Canoagem ao conquistar o terceiro lugar em K1 1000 nos Mundiais de 2019, em Szeged, na Hungria. O canoísta de 31 anos é o português mais medalhado de sempre e já conta com mais de 100 medalhas internacionais no seu palmarés, entre Mundiais, Europeus e Taças do Mundo. Para o atleta, a competição começa a 2 de agosto, dia em que vai disputar as primeiras eliminatórias de Canoagem Sprint.
No feminino, Teresa Portela, de 33 anos, assegurou a vaga portuguesa depois de conseguir o oitavo lugar em K1 200, também nos mundiais de 2019, na Hungria. Posteriormente, Teresa confirmou a sua presença nas Olimpíadas ao vencer a prova de seleção em Montemor-o-Velho, em abril deste ano. A atleta de Gemeses vai estar pela quarta vez na competição olímpica, depois de já ter participado nos Jogos de Pequim2008, Londres2012 e Rio2016. A canoísta portuguesa entra em ação dia 2 de agosto, nas eliminatórias de Canoagem Sprint.
A equipa de K4, onde estão incluídos Emanuel Silva e João Ribeiro, garantiu a quota para estar presente nos Jogos Olímpicos com o sexto lugar em K4 500 no último mundial, na Hungria. Com 35 anos, e natural de Braga, Emanuel Silva é um dos canoístas mais experientes da comitiva olímpica e irá participar nos seus quintos Jogos Olímpicos. Já João Ribeiro, nascido em Esposende, vai estar no evento pela segunda vez, depois de já ter participado em 2016, nos Jogos realizados no Rio de Janeiro. A equipa lusa entra nas águas japonesas no próximo dia 6 de agosto, nas primeiras eliminatórias de K4 500 metros masculinos, em Canoagem Sprint.
Para além dos quatro minhotos, também Joana Vasconcelos (K1 500) e Antoine Launay (K1 1000) irão viajar para o Japão, para competir na modalidade de Canoagem Sprint e Canoagem Slalom, respetivamente. Messias Baptista e David Varela vão acompanhar Emanuel Silva e João Ribeiro na equipa de K4 500 metros masculino, fechando assim as cinco vagas conquistadas pela canoagem para os Jogos Olímpicos 2020, em Tóquio.