O vimaranense foi o primeiro português de sempre a vencer um combate de taekwondo nos Jogos Olímpicos.

Rui Pedro Rebelo Bragança nasceu em Guimarães a 26 de dezembro de 1991 (29 anos). É praticante de taekwondo, mais propriamente na categoria -58kg, e é o único atleta português da modalidade presente nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.

O alteta tinha 13 anos quando, por um acaso, começou a praticar taekwondo em Guimarães e dois anos mais tarde já se sagrava campeão nacional pela primeira vez. Esta conquista catapultou-o de imediato para a seleção nacional. A estreia de quinas ao peito foi no Campeonato da Europa de Juniores em Baku (Azerbaijão), onde alcançou o terceiro lugar do pódio.

Dois anos mais tarde, em 2009, Rui Bragança ingressou na Universidade do Minho onde, para além de se formar em medicina, conquistou diversas medalhas. Logo no ano de estreia foi medalha de prata nos Campeonatos Europeus Universitários, competição onde posteriormente conquistou o ouro em 2011 e 2017. Ainda em provas de cariz universitário, angariou duas medalhas de prata em 2015 e 2017.

Rui-Bragança-FADU

Fotografia: FADU

Conciliar os estudos com a prática da modalidade foi uma tarefa que não se afigurou fácil. Em entrevista dada ao ComUM no ano passado, o atleta contou que chegava a estudar em locais como aeroportos, e aproveitava o tempo das viagens para tentar acompanhar os conteúdos lecionados. Se por um lado não queria escamotear os estudos, por outro o taekwondo exigia-lhe 100% de dedicação, caso quisesse alimentar o sonho de alcançar a elite na modalidade.

Ainda assim, o bom desempenho nas provas universitárias permitiu ao minhoto firmar-se como um dos grandes nomes da modalidade na Europa. Em 2014, ainda que condicionado por uma lesão, conquistou o primeiro Campeonato Europeu de Taekwondo em Baku, tornando-se no primeiro português de sempre a conseguir tal feito. No entanto, o atleta vimaranense não se contentou e em 2016 repetiu o efeito, desta vez em Montreux na Suíça.

Entre o seu percurso no desporto universitário e no circuito europeu, aconteceram os Jogos Olímpicos Londres2012 e Rio2016. Para o primeiro evento, Rui Bragança era apontado como um dos favoritos às medalhas, depois da medalha de prata conquistada no Campeonato do Mundo em 2011 que foi também a primeira prata da história do taekwondo português em mundiais. No entanto, a sorte não sorriu ao atleta minhoto que acabou por não conseguir o apuramento.

O sonho ficava, então, adiado para 2016. Após conquistar o primeiro lugar nos Jogos Europeus Universitários e no Grand Prix da Turquia, ambos realizados em 2015, Rui Bragança carimbou o seu passaporte para a maior competição polidesportiva do mundo. Para não fugir à regra, o minhoto assinou mais um feito inédito nessas Olimpíadas: foi o primeiro português de sempre a vencer um combate de taekwondo nos Jogos Olímpicos. Já no segundo combate, acabou derrotado por Luisito Pie, atleta colombiano que conquistou, depois, a medalha de bronze.

Rui-Bragança-COP

Fotografia: COP

A excelente imagem deixada nos Jogos Olímpicos do Rio, bem como todo o palmarés trazido previamente, levaram a que, em outubro de 2016, Rui Bragança assina-se contrato com o SL Benfica, clube que representa até aos dias de hoje. No ano seguinte, terminou a sua licenciatura em Medicina na Universidade do Minho.

Desde então, e após uma aventura fugaz na categoria -68kg, o atleta natural de Guimarães continuou a competir no escalão -58kg e foi a sete de maio do atual ano civil que garantiu presença nos Jogos Olímpicos Tóquio2020. No torneio de qualificação disputado em Sófia, na Bulgária, o minhoto venceu o búlgaro Daniel Ladzhev nas meias-finais por 26-14 e garantiu a segunda presença consecutiva no mais importante evento desportivo mundial.

Em suma, são 48 medalhas conquistadas pelo português de 29 anos em todas as diferentes competições que disputou na carreira: 22 de ouro, 11 de prata e 15 de ouro. Para atingir voos tão altos na modalidade, Rui Bragança renunciou à possibilidade de exercer medicina profissionalmente, ainda que nunca tenha descurado a conclusão da sua licenciatura na academia minhota. Segundo palavras do próprio, as expetativas são “altíssimas” para os Jogos Olímpicos de Tóquio2020, que têm iniciado marcado para o dia 23 de julho.