Cónegos não terminam o campeonato abaixo da oitava posição desde 2018.

No início da temporada 2020/21, o na altura técnico do Moreirense, Ricardo Soares, antevia uma “época difícil” e, dessa forma, assumiu que a “manutenção” era “o objetivo” dos axadrezados. Contudo, a equipa de Moreira de Cónegos superou as expectativas do primeiro timoneiro e terminou no oitavo lugar da Liga NOS, com 43 pontos.

Para além disso, na Taça de Portugal, os cónegos atingiram os oitavos de final da prova rainha, altura em que caíram perante a formação do Santa Clara. Numa temporada marcada pela troca de treinadores no banco minhoto, foram três os lideres que, ao longo da época 2020/21, orientaram a equipa do Moreirense: Ricardo Soares, César Peixoto e Vasco Seabra.

Moreirense estreia-se na época 2020/21 com vitória caseira

Moreirense

Fotografia: Liga Portugal

A temporada começou da melhor maneira para a formação de Moreira de Cónegos. Os pupilos de Ricardo Soares venceram por 2-0 na primeira jornada da Liga NOS, diante do recém-promovido, SC Farense, com golos de Fábio Abreu e Pedro Nuno. Uma vitória convincente que fazia antever um campeonato tranquilo para os axadrezados. Porém, após o duelo frente aos algarvios, os minhotos só voltaram a conhecer o sabor da vitória na quinta jornada, no triunfo por duas bolas a uma sobre o CS Marítimo.

Vitória SC vence batalha minhota frente ao Moreirense

Vitória-SC-x-Moreirense-FC

Fotografia: Liga Portugal

Já com Vasco Seabra no comando e depois de ter oscilado entre a sétima e a oitava posição durante largos meses, o Moreirense teve, na 30ª jornada, a oportunidade de chegar ao sexto lugar da Liga NOS, posto que dá acesso às competições europeias. Para isso, precisava de vencer o Vitória SC no dérbi da cidade de Guimarães. No entanto, os axadrezados não foram capazes de bater os conquistadores e saíram do Estádio D. Afonso Henriques com uma derrota por 2-0. Os golos do Vitória SC foram apontados por André Amaro e André Almeida.

Moreirense triunfa em dérbi minhoto frente ao FC Famalicão

Moreirense vs Famalicão

Fotografia: Liga Portugal

Arredados da luta europeia e sem vencer em casa há cerca de cinco meses, os cónegos chegaram à jornada derradeira da Liga NOS com o objetivo de assegurar o oitavo lugar da prova, frente a uma equipa que ambicionava o mesmo posto – o FC Famalicão. Em mais um dérbi do Minho, o Moreirense levou a melhor sobre os famalicenses e venceu a partida por 3-0, com um golo de Walterson e um bis de Felipe Pires. Com esta vitória, os axadrezados puseram fim a um longo período sem triunfos caseiros e conquistaram, pelo terceiro ano consecutivo, a presença nos oito primeiros lugares do campeonato.