O encontro apenas ficou decidido nas grandes penalidades.
Na primeira fase da Allianz Cup 2021/22, o Moreirense FC deslocou-se a Penafiel para defrontar a equipa da casa. A partida realizada este domingo terminou com a vitória do Penafiel nas grandes penalidades por 4-3, uma vez que no tempo regulamentar o marcador ficou pelo empate de 1-1.
Os minutos iniciais da partida mostraram um grande equilíbrio entre ambas as formações, ainda que os visitados passassem a revelar alguma superioridade com o rodar da bola. Apesar disso, a primeira metade do jogo não foi propícia a grandes oportunidades e nenhuma das formações se chegou à frente no marcador. O lance mais perigoso pertenceu mesmo aos portuenses quando, aos 33 minutos, Gustavo Henrique atirou para defesa atenta de Miguel Silva.
Na segunda parte, logo no começo, Roberto e Rui Pedro fizeram tremer os cónegos. O Moreirense retaliou, mas o remate de Felipe Pires saiu desalinhado. O inaugurar do marcador deu-se apenas aos 66 minutos. O avançado Rui Pedro passou pelos médios Fábio Pacheco e Artur Jorge e colocou o esférico nas redes de Miguel Oliveira.
O golo sofrido despertou os forasteiros que igualaram o marcador passados dois minutos. Gonçalo Franco rematou inicialmente sem sucesso, mas na recarga fez o empate. Os pupilos de João Henriques ganharam garra e Walterson esteve perto de fazer o golo da vitória já em tempo de descontos, mas o esférico saiu pela lateral.
Com a igualdade registada no final dos 90 minutos no estádio Municipal 25 de abril, foi necessário recorrer às grandes penalidades. Nesta fase, o Moreirense perdeu por 4-3, após Gonçalo Franco falhar o remate decisivo.
Com esta derrota os minhotos terminam o seu percurso na Allianz Cup. O próximo encontro da equipa está marcado para dia sete de agosto frente ao SL Benfica. Os cónegos recebem as águias para uma jornada referente à Liga Portugal Bwin.