Minhotos preparam a oitava temporada consecutiva na Primeira Liga.

Depois de mais uma época onde acabou nos lugares cimeiros da Liga NOS, o Moreirense parte para a temporada 2021/22 com um novo timoneiro ao leme, João Henriques. O técnico de 48 anos que, na Primeira Liga, já treinou clubes como Vitória SC, Santa Clara e Paços de Ferreira, sucede a Vasco Seabra.

Em declarações prestadas a serviço do clube, o novo comandante dos axadrezados prometeu “um trabalho condizente” com as boas prestações do Moreirense nas mais recentes edições da Liga NOS e pediu ainda o apoio da massa associativa dos cónegos. João Henriques acrescentou também que o Moreirense vai ser “uma equipa com paixão, à semelhança dos próprios adeptos”.

Na preparação da oitava época consecutiva no mais alto patamar do futebol português, a formação axadrezada já leva quatro encontros amigáveis realizados. Os cónegos iniciaram a pré-temporada com duas vitórias frente ao Paços de Ferreira e ao Penafiel, por 0-1 e 1-2. Porém, nos duelos mais recentes, a equipa comandada por João Henriques acabou derrotada pelo SC Braga e pelo Santa Clara, por 4-0 e 3-0, respetivamente.

*O plantel dos cónegos para a época 2021/2022 ainda não está fechado

Em relação a transferências, até ao momento, foram sete os jogadores que deixaram de vestir a camisola axadrezada. David Simão e Nahuel Ferraresi terminaram o período de empréstimo ao Moreirense e regressaram, assim, aos respetivos clubes de origem. Afonso Figueiredo e Alex Soares não renovaram o vínculo contratual que os ligava aos cónegos e passam agora a ser jogadores livres.

Pedro Nuno e Lucas Rodrigues vão continuar em Portugal. O primeiro rumou ao Belenenses SAD, enquanto que o segundo ingressou no Casa Pia. Anthony D’Alberto e Malik Abubakari, por sua vez, partiram para terras nórdicas. D’Alberto assinou pelo AGF Arghus da Dinamarca, ao passo que Malik Abubakari vai representar os suecos do Malmo.

No sentido contrário, chegaram a Moreira de Cónegos três novas caras. O primeiro reforço foi o defesa central Artur Jorge que, após uma experiência no Chipre, regressou a Portugal. Godfried Frimpong abandonou a equipa B do Benfica e assinou pelos minhotos, enquanto Nikola Jambor chegou ao Moreirense proveniente do Rio Ave.

No primeiro jogo da temporada, a formação de Moreira de Cónegos desloca-se ao reduto do Penafiel, num duelo a contar para a primeira fase da Allianz Cup. O encontro está marcado para o dia 25 de julho, às 11 horas. No que diz respeito à Liga Portugal Bwin, o Moreirense inicia a competição diante do SL Benfica, em casa.