O objetivo passa por promover um desenvolvimento económico inclusivo e sustentável.

O Município de Braga e a Associação Empresarial de Braga (AEB) vão estabelecer um acordo de cooperação estratégica com o intuito de apoiar, mediante os recursos necessários, um programa de desenvolvimento empresarial e dinamização socioecónomica. A proposta de comparticipação financeira, no valor de 180 mil euros, vai ser analisada na Reunião do Executivo Municipal, esta segunda-feira.

O trato consagra o desenvolvimento de diversas ações conjuntas, através da realização de iniciativas. Assim, O objetivo é aumentar a competitividade empresarial, o empreendedorismo, o apoio ao investidor, a qualificação de pessoas e empresas e o aumento da empregabilidade. O prazo de vigência deste acordo de cooperação vai iniciar-se na data da sua aprovação e termina no final do ano atual.

Os contratos de delegação de competências visam a execução da pavimentação da Rua Nossa Senhora da Conceição, na Freguesia de Sobreposta (34 mil euros). Por outro lado, está ainda prevista a pavimentação da Rua de Picos, na freguesia de Pedralva (70 mil euros) e as obras de conservação na EB1 de Frossos (9 mil euros).

Quanto aos apoios financeiros, a União de Freguesias de Nogueiró e Tenões vai receber cerca de 7 mil euros para as obras do Monumento “Ao Brácaro”. A União de Freguesias de Merelim São Paio, Panoias e Parada de Tibães vai receber 2,5 mil euros para o projeto da Praia Fluvial de Merelim São Paia. A Freguesia de Mire de Tibães vai receber 3,5 mil euros para intervenções no cemitério de Mire de Tibães. A União de Freguesias de Merelim São Pedro e Frossos vai receber 87 mil euros para ampliação do cemitério. Por sua vez, a União de Freguesias de Vilaça e Fradelos vai receber 16 mil euros para a requalificação da cobertura da antiga escola de Vilaça.

Em relação à área desportiva, vão ser atribuídos 1,5 mil euros à Associação Desportiva e Cultural de Nogueiró e Tenões. Do mesmo modo, está ainda prevista a disponibilização de 1,2 mil euros à Braga Rugby Clube, 50 mil euros à Federação Portuguesa de Ténis (organização do Braga Open 2021) e mil euros à Bracara Team Associação.