Benedict Timothy Carlton Cumberbatch completa esta segunda-feira, dia 19 de julho, o seu 45º aniversário. O ator britânico é conhecido por interpretar as famosas personagens de Sherlock Holmes e Stephen Strange, o Doutor Estranho.
Cumberbatch nasceu em Londres e é filho de Timothy Carlton e Wanda Ventham, ambos atores. Tem uma meia-irmã mais velha, fruto do primeiro casamento da sua mãe e tanto o seu avô como o seu bisavô foram figuras importantes em Inglaterra. O ator passou a sua infância em Kensington, Londres, e frequentou colégios privados desde os oito anos de idade. Convictos de que Benedict Cumberbatch não ia ser ator, os seus pais inscreveram-no num dos colégios mais famosos do Reino Unido. Porém, no colégio Harrow Benedict entrou para o clube de teatro: The Rattigan Society. No clube, o seu professor ditou-o como um dos melhores alunos que já havia tido.
O ator estudou também no General Certificate of Secondary Education e acabou por decidir entrar no mundo da representação. Mal acabou os estudos, Cumberbatch fez uma pausa durante um ano para entrar para a universidade. Nesse período, deu aulas de inglês num mosteiro tibetano. Mais tarde, regressou novamente aos estudos e ingressou na Universidade de Manchester, licenciando-se assim em representação. Consequentemente, o artista terminou o mestrado em representação clássica para teatro profissional na London Academy of Music and Dramatic Art.
O ator fez bastantes participações especiais em variadas séries: Tipping the Velvet (2002), Silent Witness (2002), Cambridge Spies (2003), Spooks (2003), Broken News (2005) e Nathan Barley (2005). Em 2010, protagonizou a série da BBC Sherlock na pele de Sherlock Holmes, uma das suas célebres personagens. A série retrata a história do detetive Sherlock Holmes e o seu método de resolução dos casos existentes na cidade de Londres no século XXI.
O ator começou a sua carreira nos grandes ecrãs em 2003 no filme Matar o Rei, porém com um papel secundário. Em 2008, contracenou com Natalie Portman, Scarlett Johansson, Eric Bana e Jim Sturgess na longa-metragem Duas Irmãs, Um Rei. Para além destas estrelas, Cumberbatch atuou ao lado de Paul Bettany e Jennifer Connelly na produção cinematográfica Criação (2009), onde interpretava Joseph Dalton Hooker, um botânico, explorador e naturalista inglês. Nos anos 2012, 2013 e 2014 atuou na trilogia de filmes do Hobbit, no qual, através da captura de movimento e a utilização da sua voz, o ator deu vida ao Dragão Smaug.
Foi em 2016 que Benedict interpretou outra das suas mais famosas personagens, o Doutor Estranho, no filme Doutor Estranho, uma produção pertencente ao mundo cinematográfico da Marvel. Consequência desta sua atuação, Cumberbatch participou também, ainda na pele de Doutor Estranho, nos filmes Thor: Ragnarok (2017), Vingadores: Guerra do Infinito (2018) e Vingadores: Endgame (2019). Contudo, a sua fabulosa atuação como Doutor Estranho tem ainda bastantes cartas a dar, tendo pelo menos mais dois filmes confirmados: Spider-Man: Sem Volta para Casa (2021) e Doctor Strange in the Multiverse of Madness (2022).
No teatro, Cumberbatch participou ativamente em várias peças como Canseiras do Amor em Vão (2001), As You Like It e Romeu e Julieta (2002), Hedda Gabler (2005), Frankenstein (2011), Hamlet (2015), entre outros. Para além do cinema e do teatro, em 2009, Benedict participou na transmissão, feita BBC Radio 4, do romance Rumpole and the Penge Bungalow Murders, de John Mortimer, onde interpretava Rumpole jovem. Fez ainda, em 2013, o papel de Anjo Islington na adaptação da BBC Radio 4 do romance Neverwhere, de Neil Gaiman.
Tendo em conta os seus grandes e fabulosos projetos, Cumberbatch foi nomeado ao óscar de Melhor Ator e Globo de Ouro de Melhor Ator em Filme Dramático, todavia não saiu vitorioso. No entanto, acabou por vencer, pela série Sherlock, o Emmy de Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme e o Critics’ Choice de Melhor Ator em Minissérie ou Telefilme. Com o papel de Patrick Melrose, na minissérie de mesmo nome, ganhou o Prémio BAFTA de Melhor Ator em Televisão.
Fora da vida profissional, o ator dedica-se a causas sociais. Cumberbatch é um dos embaixadores do The Prince’s Trust, uma instituição de caridade criada pelo príncipe Carlos, que auxilia os jovens carenciados no Reino Unido. Além disso, o artista faz também bastantes doações a instituições de caridade, tendo doado mais de cem mil libras à associação Save The Children. Benedict é ainda apoiante de variadíssimas causas entre elas a causa feminista, a comunidade LGBTQI+. Adicionalmente, ajuda também instituições de apoio ao cancro.
Com uma agenda sempre preenchida, Benedict Cumberbatch não deixa de surpreender os espectadores com produções e interpretações sensacionais. É de salientar que conta com duas personagens icónicas ao longa da sua carreira, que apesar de longa não aparenta ter um fim à vista.