Lindsay Dee Lohan completa esta sexta-feira, 2 de julho, o seu 35º aniversário. A atriz, cantora e designer estreou-se em Hollywood com o filme Pai para Mim… Mãe para Ti…, em 1998, no qual interpretou os papéis de duas irmãs gémeas.

O seu sucesso na Disney continuou com Um Dia de Doidos (2003), onde apareceu como filha Jamie Curtis. Neste filme a relação entre mãe e filha foi posta à prova. Após um conflito entre ambas e, com um inesperado feitiço, trocaram de corpo e tiveram de viver a vida de cada uma. A atriz manteve-se na Disney ainda com a comédia Herbie: Prego a Fundo (2005).

No entanto, um dos projetos mais reconhecidos de Lindsay Lohan foi o Mean Girls, em 2004. Dirigida por Mark Waters, a comédia é uma das longas-metragens mais influentes do século XXI. Lindsay foi a primeira contactada para fazer parte deste filme. A atriz fez o papel de Cady Heron, uma rapariga de 16 anos que entrou no ensino secundário, após ter sido educada em casa pelos pais durante toda a sua vida. Originalmente, Lohan ia fazer o papel de Regina, a antagonista da história. No entanto, devido à sua idade e personalidade, a produção concedeu-lhe o papel de Cady. Consequentemente, Lohan venceu o Critics Choice Award de Melhor Atriz no mesmo.

Depois do seu sucesso em Hollywood, a atriz entrou no mundo da música com o lançamento do seu primeiro álbum de estúdio “Speak”, em 2004, que recebeu um certificado platina nos Estados Unidos. Além disso, no ano seguinte, lançou um segundo álbum, “A Little More Personal (Raw)”, que não acabou por atingir o sucesso do anterior.

Em 2006, atuou ao lado de Meryl Streep em Bastidores da Rádio, a primeira obra cinematográfica onde não tinha o papel de protagonista. Dirigida por Robert Altman, a comédia musical aborda a última sessão de um programa radiofónico no ar há mais de 30 anos. Lohan interpreta Lola Johnson, uma jovem artista country com manias mórbidas.

Depois desta obra cinematográfica, a atriz teve um pequeno papel em Capítulo 27- O Assassinato de John Lennon (2007). No filme, Lohan representa uma fã de John Lennon que acaba por fazer amizade com Mark Chapman (Jared Leto), o assassino e culpado da morte do vocalista dos The Beatles.

Lohan tornou-se rapidamente uma superestrela por todo o mundo. Contudo, a carreira da atriz sofreu um golpe que ainda tenta superar.  A partir de 2010, a artista teve problemas judiciais com alcoolismo, consumo de drogas e até roubo. Por extensão, estas questões fizeram com que muitos dos papéis que ia interpretar fossem cancelados.  Devido a uma condenação por causa destes problemas, teve de ficar em liberdade condicional até 2015.

Após ter cumprido o período de liberdade condicional, a atriz abriu, em 2016, um clube noturno em Atenas (Lohan Nightclub) e planeia abrir uma segunda instalação em Míconos. Assim, Lohan tem regressado lentamente às suas origens no mundo da televisão e cinema, mas tem explorado também novas áreas.