O terceiro álbum de estúdio da cantora britânica Laura Mvula, Pink Noise, foi lançado a sexta-feira passada e assinala o seu regresso à música. Depois de a produtora a ter abandonado em 2016 após o segundo projeto musical, The Dreaming Room, retorna como uma chapada de luva branca à antiga gravadora.
Num energizante synth-pop, Laura aborda temas como o amor e a resiliência. Com uma corpulenta composição instrumental e os sons mais digitais do synth e os back-vocals, denota-se a inspiração nos anos 80. Esta inspiração está mais presente em faixas como “Before The Dawn” e “Church Girl”. Além disso, a compilação de 10 músicas conta com a participação do vocalista escocês Simon Neil.
O projeto abre com “Safe Passage”, uma das melhoras faixas. Destaca-se pela fluidez sonora e lírica. Baseada no mundo celeste dos sonhos, Mvula pede uma passagem segura para a jornada que vai começar. Após ter perdido a gravadora, a artista considerou desistir da música. Contudo, não deixou que este obstáculo a determinasse e escolheu lutar e prosseguir.
Após a faixa de abertura, o álbum deixa o místico e entra na vertente mais pop. “Magical”, a quinta faixa, vai crescendo tal como o sentimento que expressa – o amor. Recorda tempos apaixonados e como estes eram encantadores: “The time when we were together? / It seemed like something was magic”.
“Golden Ashes”, a sétima do álbum, é um momento de vulnerabilidade importante. Aqui a cantora mostra outro lado de si e como a vida não é só sonhos cor-de-rosa. Há um receio interior presente – “Don´t let me drown again”. Laura, com uma poderosa voz, roga que não se desvie do seu propósito de novo. O nome da faixa também faz uma alusão à Fénix e como consegue renascer das cinzas vitoriosa.
O projeto é bastante coeso do princípio ao fim, porém, é demasiado recorrente o uso dos mesmos instrumentos, como, por exemplo, os trompetes. Apesar de lhe contribuir um sentimento de superação e glória, acaba por homogeneizar as faixas, o que faz difícil a distinção entre elas. Para além disso, ao ser essencialmente do mesmo gênero musical, a fórmula pop, ou seja, a repetição do refrão várias vezes, também contribui para que se torne redundante.
Pink Noise é o retorno de Laura Mvula à indústria musical, celebrando o processo e a conquista de ter lançado um terceiro álbum. Um projeto inspirador, divertido e bastante pessoal. É, no fundo, um passo na direção certa na carreira da cantora.
Álbum: Pink Noise
Artista:Laura Myula
Editora: Atlantic Records
Data de Lançamento: 2 de julho de 2021