No último dia de julho e durante o mês de agosto Barcelos recebe novo programa de atividades artísticas.
Segundo avançado pela Câmara Municipal de Barcelos, de 30 de julho a 31 de agosto, a Frente Ribeirinha do concelho irá receber uma nova edição da iniciativa“P’rá Frente Barcelos”. Com o rio Cávado de fundo, Barcelos traz um programa de “música e dança em espaços montados ao ar livre”.
No primeiro dia da iniciativa, às 20h15, a Frente Ribeirinha recebe o Festival de Bandas, onde conta com a presença dos grupos Demure, Nada Ético, Pink Comrades, Wave, ATR e VinteVinte.
No segundo dia, à mesma hora, tomará lugar o Festival da Canção, com a participação de Mariana Simões, Luana Miranda, Kika Lobo, Carla Coutinho, Margarida Ferreira, Bruno Pinho, Inês Vasques e Carolina Saldanha, na modalidade de artista/cover. Por sua vez, no âmbito das versões originais, concorrem Lara Guimarães, Carla Eiras e Márcio Ferreira.
No dia 1 de agosto, às 17h00, segue-se o Festival de Dança. O evento conta com a presença de seis escolas de dança do concelho: Arca Dance Studio, Escola de Dança de Barcelos, Arts Academy Barcelos, H.A.D Histórias da Arte e da Dança, Fisiofitness e FlashLi Dance School. No mesmo dia, às 21h00, é a vez do Estágio da Escola de Música da Banda Musical de Oliveira.
Na sexta-feira seguinte, a 6 de agosto, a Orquestra do Norte e Álvaro Cortez sobem ao palco às 21h00. Já no sábado, dia 7 de agosto, é a vez de Lau Madeira. No domingo, a Escola de Dança de Barcelos apresenta, juntamente com os Doutor Assério, o espetáculo “Ballet N’Rock”. A performance insere-se no âmbito das comemorações dos 25 anos da escola.
A 13 de agosto, a ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Arcozelo apresenta o espetáculo “Hope”. No dia a seguir, o barcelense João Dias e a Banda Musical de Oliveira apresentam o espetáculo “João Dias Feat. Big Band”. No último dia do fim de semana, as Guitarras de Manhente trazem as “Mulheres do Rock” à Frente Ribeirinha.
A banda OPSOM sobe a palco a 20 de agosto, às 21h00. Por sua vez, Joana D’Arc presenteia o público no dia seguinte à mesma hora. Segue-se o Festival River Blues, nos dias 26 e 27 de agosto, às 21 horas. No dia 26, conta-se com o espetáculo de The Hurt Fingers e Par Azar. Por sua vez, o dia 27 receberá Peter Storm & The Blues Society.
Com o fim da iniciativa a aproximar-se, sábado, dia 28 de agosto, traz consigo um concerto de jazz cigano, com o Joscho Stephan Trio. O evento termina na última semana do mês de agosto. Realizado em dias de semana, os espetáculos programados inserem-se nas comemorações do Dia da Cidade. Desta forma, no dia 30, às 21h00, atua Daniel Pereira de Cristo e, no dia 31, Mário Laginha e Camané.
Os bilhetes para os respetivos espetáculos são gratuitos. No entanto, é exigida reserva antecipada, que deverá ser feita através da bilheteira no Theatro Gil Vicente ou no próprio dia do espetáculo (no período de 1 hora que antecede a performance) no local do evento.