Pedro Azeres é o único português a englobar o painel composto por 60 cientistas de todo o mundo.

Pedro Azeres, presidente da Escola de Engenharia da UMinho (EEUM) e diretor nacional do programa MIT Portugal, foi convidado pela agência norte-americana NASA a integrar o painel de revisores do programa HERO (Human Exploration Research Opportunities).

Composto por 60 cientistas de todo o mundo, Pedro Azeres é o único nome português que consta nesta lista. O convite surge na sequência da sua participação num projeto do MIT, dedicado ao desenvolvimento de fatos espaciais para missões de longa duração.

O painel da NASA tem a responsabilidade de avaliar todas as propostas de investigação relativas à componente humana na exploração espacial. Desta forma, está encarregue de examinar os projetos relativos à saúde e ao desempenho da tripulação, garantindo que a tecnologia e os protocolos necessários para o sucesso de cada missão são devidamente assegurados. São tidos em consideração os efeitos fisiológicos, os efeitos resultantes da exposição à radiação espacial e aos ambientes extremos, o apoio médico, entre outros.

Em comunicado, Pedro Azeres refere que é “muito gratificante saber que estes projetos contribuirão para minimizar os riscos que os astronautas terão de enfrentar nas próximas missões espaciais, quer nas missões de volta à Lua, quer na tão desejada primeira missão espacial a Marte”. Considera também que “embora o seu contributo seja limitado, saber que tem uma palavra a dizer no futuro da investigação espacial e das missões espaciais é algo que o motiva especialmente”.