O pacto foi assinado por 30 autarcas europeus.

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, subscreveu o Pacto de Autarcas para a implementação do Acordo Verde Europeu a nível concelhio. Esta aliança tem como principal objetivo ajudar a cumprir as medidas definidas pela Comissão Europeia relativamente às alterações climáticas e à transição energética.

Ricardo Rio defendeu que “como embaixadores do Acordo Verde Europeu a nível local, os autarcas são representantes das preocupações, das necessidades e dos interesses das pessoas”. Referiu ainda o esforço que tem sido feito, a nível local, para reduzir a poluição do ar, promover a mobilidade sustentável, facilitar a transformação digital e impulsionar a economia circular.

Assim, o autarca assegurou o empenho da cidade de Braga “em fazer progressos nesta área” e garantiu que o município tem “conseguido incorporar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS)”. No entanto, sublinhou que “o maior desafio passa por mobilizar as instituições e os cidadãos para o cumprimento das metas traçadas”.

O pacto, enquadrado na rede Eurocities, foi assinado por 30 autarcas europeus. Além de Braga, a iniciativa conta com a colaboração dos autarcas de Barcelona, Atenas, Bratislava, Budapeste, Dublin, Dortmund, Florença, Roterdão, Estocolmo, Madrid e Nantes.

Com a subscrição deste pacto, os 30 autarcas propõem a eliminação progressiva até 2035 dos veículos movidos a combustíveis fósseis. Reiteram ainda a necessidade de criar mais infraestruturas de carregamento de veículos movidos a combustíveis alternativos, de acordo com as necessidades de cada cidade. Por último, exigem que se capacite as cidades e as comunidades locais, impulsionando a produção e o consumo local.