Sob Rock, lançado a 16 de julho de 2021, é o oitavo disco de estúdio de John Mayer. As 10 faixas que compõem este projeto foram inspiradas nos anos 80. O intuito foi, tal como explica o artista, “fingir que alguém fez um disco em 1988″ e ” só foi encontrado este ano”.

Last Train Home”, o primeiro single que compõe álbum, é introduzido por um solo de bateria que se faz acompanhar, posteriormente, por vários acordes de guitarra, remetendo o público para os romances vividos na década de 80. Segue-se “Shouldn’t Matter But It Does” com uma melodia calma, muito semelhante à música anterior.

nme.com

A primeira canção a ser apresentada ao público foi “New Light”, em 2018, que aparece na discografia com um ritmo menos melancólico e letra mais cativante. “Why You No Love Me”, por sua vez, volta à harmonia mais suave com uma composição musical demasiado simplista, algo que faz com que a música perca algum encanto.

A próxima música é “Wild Blue”, onde Mayer aposta nos riffs presentes, maioritariamente, no refrão. “Shot In The Dark” é uma das faixas mais consistentes do álbum, na medida em que a lenta melodia acompanha na perfeição a voz do artista. “I Guess I Just Feel Like” é fruto da introspeção do cantor-compositor que resulta numa letra mais reflexiva, enfatizando o lado sentimental do álbum.

Em “Til The Right One Comes”, John Mayer mostra-se mais esperançoso relativamente ao romance, mostrando a sua capacidade vocal. Já na reta final do disco surge “Carry Me Away” e “All I Want Is To Be With You”, que encerram este projeto seguindo o mesmo traço musical tranquilo e triste que carateriza todo o álbum.

De um modo geral, todas as músicas que compõem Sob Rock são, um pouco, mais do mesmo. As faixas apresentam harmonias e ritmos muito parecidos, o que torna o álbum, de certo modo, aborrecido. Por outro lado, o artista evidencia o seu talento, mostrando a sua versatilidade ao cantar em diferentes géneros musicais.