A missão do projeto é auxiliar os jovens na fluência e compreensão das línguas estrangeiras, através de jogos e missões.
O projeto “GameLet” foi criado pelo Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e o Agrupamento de Escolas de Póvoa de Lanhoso (AEPL). O objetivo é que, através de uma aplicação e em contexto de jogo, os alunos do 2.º e 3.º ciclos possam aprender e melhorar a a fluência da leitura e de línguas estrangeiras, como inglês, alemão e grego.
O “GameLet” conta com uma aplicação que engloba uma série de jogos e missões, através dos quais os alunos vão poder ganhar gradualmente a uma maior fluência e exatidão na leitura e na compreensão aprofundada do texto, bem como no uso das Tecnologias da Informação e Comunicação. A equipa pretende então desenvolver e validar os elementos multimédia numa plataforma de aprendizagem e aliar métodos de ensino inovadores nas aulas, como teatro de leitores multilingue e gamificação.
O CIEC da UMinho tem testado a aplicação desde 2019 em alunos da AEPL entre o 7.º e o 9.º ano de escolaridade. Segundo a investigadora Cristina Sylla, “Os estudantes gostaram muito da experiência, valorizando o trabalho colaborativo, a aprendizagem pelo jogo, as ferramentas digitais e o facto de as atividades poderem ser realizadas tanto em aula como à distância”.
Um dos conteúdos disponíveis no suporte é uma adaptação moderna do conto de Hansel e Gretel, em que os personagens passam da floresta para a cidade e têm problemas como falhas de rede no telemóvel. Inseridos neste ambiente “mais próximo da realidade atual dos adolescentes”, como defende Cristina Sylla, os alunos vão ter de completar missões como treinar juntos e online para gravar um podcast, enviando versões áudio prévias para os professores e os colegas darem feedback.
A aplicação foi criada pela UMinho e a AEPL, em parceria com instituições da Alemanha e do Chipre, e conta com 350 mil euros do programa europeu Erasmus+ para o período 2018-21. Neste momento, a equipa procura a melhor forma de disponibilizar os conteúdos educativos no site e de os distribuir pelas escolas.