O programa inclui 16 atividades e decorre de 20 a 23 de julho, em Braga e Guimarães.

A Universidade do Minho acolhe, esta semana, 140 alunos do ensino secundário de todo o país no âmbito do programa “Verão no Campus”. Os participantes vêm dos distritos de Braga, Bragança, Leiria, Lisboa, Porto, Viana do Castelo e Viseu. Esta iniciativa assinala a sua 13ª edição e, desde 2009, já chegou a 4000 jovens de quatro continentes.

A iniciativa começa na manhã desta terça-feira, dia 20 de julho, com uma mensagem do pró-reitor para os Assuntos Estudantis e Inovação Pedagógica, Manuel João Costa. Além disso, o dia de abertura conta com sessões de apresentação em cada uma das 12 Escolas/Institutos da academia.

O “Verão no Campus” tem como objetivo auxiliar os alunos inscritos do 10º ao 12º anos na escolha de um curso superior, através de um conhecimento mais profundo da sua área de vocação. Assim, vai ser possível, por exemplo, manipular genomas em plantas, construir uma escultura, realizar um julgamento, visitar uma empresa e falar desde russo a japonês. Do mesmo modo, estão ainda disponíveis outras atividades como auscultar o cérebro, simular um parto, fazer escavações, preparar uma peça teatral e experimentar biomateriais.

As sessões de encerramento estão previstas para a próxima sexta-feira, dia 23 de julho, às 15h30 no auditório da Escola de Arquitetura, no campus de Azurém (Guimarães). Em Braga, a sessão decorre às 16h30 no anfiteatro natural do campus de Gualtar. Ambas incluem uma conversa informal do reitor Rui Vieira de Castro com os participantes e alguns momentos de animação.