Este vai ser o 23º NPISA criado a nível nacional.

O Município de Viana do Castelo assinou os protocolos para criar um Núcleo de Planeamento e Intervenção Sem-Abrigo (NPISA), em parceria com doze instituições concelhias de segurança e da área social. O NPISA visa a promoção das condições da autonomia e do exercício pleno da cidadania da população em situação de sem-abrigo.

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, José Maria Costa, defende que “a constituição deste núcleo surge na sequência de um trabalho que vem sendo feito, de forma integrada, no que toca a um tema de grande complexidade e sensibilidade”. A Vereadora do pelouro da Coesão Social, Carlota Borges, destacou que este vai ser o 23º NPISA criado a nível nacional, realçando que “este grupo de treze entidades pode fazer toda a diferença na intervenção, trabalhando de forma mais articulada para auxiliar os sem-abrigo”.

O projeto tem como principais competências promover o diagnóstico local sobre o fenómeno das pessoas em situação de sem-abrigo. Como contributo para o diagnóstico da rede social e base de planificação da sua atividade, fazer a identificação e mobilização dos recursos necessários à resolução do problema, bem como a planificação das atividades nesta área, através da construção de um Plano de Ação.

O NPISA de Viana do Castelo reúne em plenário com periodicidade de quatro semanas, podendo ser solicitado pela coordenação, a qualquer momento e em função das necessidades. Este é coordenado pela Câmara Municipal e constituído adicionalmente pelo Centro Distrital da Segurança Social de Viana do Castelo, pela Polícia de Segurança Pública, pela Guarda Nacional Republicana, pela Unidade Local de Saúde do Alto Minho, pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional, pelo I.P – Delegação Regional do Norte, pela Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – DSR Norte, pelo Centro de Respostas Integradas de Viana do Castelo, pelo Gabinete de Atendimento à Família, pela Methamorphys, pela Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Humano, pelo Centro Social e Paroquial Nossa Senhora de Fátima, pelo Centro Paroquial de Promoção Social e Cultural de Darque e pelo Posto de Assistência Social de Alvarães.