Mais uma época pouco conseguida por parte dos minhotos, que voltaram a ficar fora das competições europeias.

Devido ao sétimo lugar conseguido na temporada anterior, o Vitória SC iniciou a época só com as competições nacionais em vista, e com o objetivo claro de alcançar os lugares europeus. No entanto, a equipa vimaranense não começou a competição da melhor forma e, no final, acabou por repetir o sétimo lugar na classificação da Liga NOS, ficando de fora das desejadas competições europeias pelo segundo ano consecutivo. Para além do fracasso no campeonato, também a saída prematura da Taça de Portugal e a eliminação da Allianz Cup ajudaram a comprometer a época dos vitorianos, que não conseguiram cumprir os objetivos delineados.

Vitória SC entra com o pé esquerdo na época 2020/21

Vitória SC x Belenenses SAD

Liga Portugal

Tiago Mendes foi o técnico escolhido pelos minhotos para comandar o conjunto alvi-negro, depois de Ivo Vieira ter feito uma época aquém das expetativas, ficando fora da Liga Europa. Apesar da esperança depositada no ex-futebolista, o Vitória SC não conseguiu vencer o primeiro encontro da temporada, frente ao Belenenses SAD. Esta derrota, por uma bola a zero no Restelo, foi a primeira das 15 partidas em que o conjunto de Guimarães não conseguiu somar pontos.

Vitória SC perde frente ao Santa Clara e é eliminado da Taça de Portugal

Vitória SC

Fotografia: Liga Portugal

Para além da inconstância que se fazia notar no campeonato, os vimaranenses também não foram além da quarta eliminatória da Taça de Portugal. A derrota por 0-1 no jogo contra o Santa Clara determinou a eliminação da equipa minhota da prova rainha do futebol português. O afastamento ocorreu de forma algo prematura, já que esta competição está dentro dos objetivos do clube vitoriano. Para além da Taça de Portugal, a equipa também não conseguiu ultrapassar os quartos-de-final da Allianz Cup, sendo eliminada pelo SL Benfica nas grandes penalidades.

Vitória SC perde e deita por terra sonho europeu

Vitória vs Benfica

Fotografia: Liga Portugal

Por fim, o principal objetivo dos vimaranenses também ficou por cumprir, já que o sétimo lugar do campeonato não permite o acesso às competições europeias. No último jogo da Liga NOS, os vitorianos perderam por 3-1 frente aos encarnados e fecharam a época da pior forma, dizendo adeus ao sonho de disputar a Liga Europa, para além de somar mais uma derrota no campeonato. Desta forma, o Vitória SC encerrou a época 2020-21 com 12 vitórias, sete empates e 15 derrotas, o que constitui um saldo negativo para a equipa do Minho, que também não chegou perto de conquistar nenhum troféu a nível nacional.