Antes que o Café Arrefeça, de Toshikazu Kawaguchi, foi lançado em abril de 2021 em Portugal. A obra conta a história de um café com mais de cem anos, escondido num dos becos da cidade de Tóquio. No entanto, este não é um café dito normal. No seu interior, temos a possibilidade de regressar ao passado, basta seguir um conjunto de regras e pedir uma chávena de café bem quente.
O livro divide-se pelas histórias de quatro mulheres que assumem a decisão de querer regressar a um momento que já se passou. Por essa razão, somos então apresentados a quatro distintas situações: compreender o namorado que foi embora, descobrir o que contém a carta que o marido com Alzheimer transporta, ver a irmã pela última vez e conhecer a filha que nunca viu. Contudo, é importante salientar que, mesmo visitando o passado, o presente não se consegue alterar.
Apesar de a narrativa se encontrar dividida pelos quatro momentos e manter uma lógica, a leitura pode-se tornar confusa e complicada. Isto deve-se ao facto de personagens não serem apresentadas gradualmente, o que pode significar uma queda sem paraquedas numa história por si só já tão complicadamente construída.
O leitor fica à espera de algum momento impactante, no entanto o máximo que o livro oferece é algo previsível e expectável, não havendo uma situação que nos leve a ficar de boca aberta. Desta forma, a realidade pode desiludir a expectativa, mas é necessário reconhecer a qualidade da escrita e o enredo original.
A obra de Toshikazu Kawaguchi é uma história sobre regressar ao passado para compreender o presente e aguardar pelo futuro. Assim, apresente-se um romance leve com apontamentos relevantes sobre o amor e o livre-arbítrio. Denominado como o “livro-fenómenos japonês”, Antes que o Café Arrefeça já conta com mais de um milhão de exemplares vendidos.
Título Original: Koohji ga samenai uchi ni
Autor: Toshikazu Kawaguchi
Editora: Editorial Presença
Género: Romance
Data de lançamento: abril de 2021
Junho 28, 2022
Estou a ler o livro e estou a gostar, embora reconheça que sim, a história por vezes torna-se algo complexa, uma vez que só as personagens do café se mantêm.