O processo de candidatura ao Ensino Superior, à semelhança do ano passado, vai ser realizado via online.

O prazo para a apresentação da candidatura à primeira fase do concurso nacional de acesso ao ensino superior inicia-se esta sexta-feira, dia 6 de agosto e decorre até 20 de agosto. O processo de submissão da candidatura é idêntico ao que aconteceu no ano passado, ocorrendo via online.

Os estudantes devem ter na sua posse a ficha ENES, que consiste num documento emitido pela respetiva escola secundária. A ficha contém a classificação final do estudante no ensino secundário e as notas obtidas nas provas de ingresso. Adicionalmente, inclui um código de ativação, que tem de ser introduzido durante o processo de candidatura online.

Por outro lado, é igualmente necessária uma senha, que permite o acesso à plataforma de candidatura. A senha está disponível para levantamento desde março na escola secundário ou então desde maio, em qualquer Gabinete de Acesso ao Ensino Superior. Este código tem validade anual, por isso não é possível reutilizar o do ano passado. Deste modo, após reunir todos os documentos mencionados anteriormente, o estudante deve aceder à plataforma online, introduzir os dados e submeter a candidatura dentro do prazo limite.

No que diz respeito às vagas nas várias instituições do ensino, contabilizam-se 52 242 no regime geral e 721 para os concursos locais. Na Universidade do Minho, abriram 2928 vagas no total, mais 13 do que no ano passado. Este ano, os mestrados integrados de Psicologia e Engenharia vão adotar o regime já vigente nos restantes cursos – licenciatura seguida de mestrado.

Podendo variar mediante a instituição e o curso, a nota de candidatura dos candidatos é calculada em função da classificação final do estudante no ensino secundário e das notas das provas de ingresso. Este ano letivo, registou-se uma descida geral das médias dos exames nacionais. No que diz respeito a Matemática A, a média ficou nos 10,6 valores. Português manteve-se nos 12 valores, enquanto que a média do exame de História A foi 12,9 valores. Físico-Química ficou nos 9,8 valores e a média do exame de Biologia-Geologia foi de 12 valores. Matemática Aplicada às Ciências Socias (MACS) obteve 10,7 e Matemática B teve como média 10,1 valores.