Famalicenses ainda estiveram a ganhar, mas não conseguiram evitar o tento leonino já perto do final do jogo.

A jornada quatro da Liga Bwin colocou frente a frente o FC Famalicão e o Sporting CP. Na partida deste sábado, os homens de Vila Nova de Famalicão empataram a uma bola e somaram o primeiro ponto no campeonato.

O jogo começou com um ritmo intenso, imposto por ambas as formações. À passagem do minuto 17, ficou à vista o primeiro tento do encontro. O jovem lateral português, Nuno Mendes, encontrou Pedro Gonçalves no interior da área minhota, mas o camisola 28 dos sportinguistas atirou para fora.

Dez minutos depois, foram os famalicenses a ameaçar a baliza de Adán. Com uma boa jogada individual, Iván Jaime encontrou Ivo Rodrigues nas costas da defensiva forasteira. Apenas com Adán pela frente, o avançado português não conseguiu fazer o golo. Com pouco tempo para jogar na primeira parte, Ivo Rodrigues ficou, novamente, perto de inaugurar o marcador, mas o guardião leonino voltou a ser decisivo ao travar o remate.

O FC Famalicão deu seguimento à superioridade mostrada no primeiro tempo e entrou melhor no regresso dos balneários. Ao minuto 47, Iván Jaime ficou a centímetros de fazer o primeiro dos minhotos, após cruzamento de Diogo Figueiras. Dez minutos depois, os recém-entrados Pedro Porro e Nuno Santos protagonizaram uma jogada que terminou com a bola a embater no poste da baliza famalicense.

O tento inaugural surgiu ao minuto 68, para o FC Famalicão. O médio Ivan Jaime conduziu o esférico até à entrada da área leonina e soltou para Ivo Rodrigues. O extremo da formação comandada por Ivo Vieira contornou o guarda-redes adversário e, numa tentativa de evitar o golo, Nuno Mendes acabou por introduzir a bola na própria baliza.

Todavia, a vantagem minhota não durou muito tempo. A oito minutos do fim do tempo regulamentar, João Palhinha repôs a igualdade no marcador. Após um canto batido por Pedro Porro, o médio português apareceu sem marcação ao segundo poste e só teve de encostar, para o 1-1. Poucos momentos depois, Paulinho teve na cabeça a oportunidade de operar a cambalhota no marcador, mas Luiz Júnior travou o cabeceamento e as esperanças sportinguistas.

Já no período de descontos, a equipa famalicense poderia mesmo ter chegado ao golo da vitória. André Ricardo apareceu na cara de Adán, mas o guardião espanhol travou as intenções do jovem médio que rematou com a parte de fora do pé.

Com este empate a uma bola, os minhotos sobem ao 16º posto da tabela classificativa, com um ponto registado. Na próxima jornada, o FC Famalicão tem pela frente um dérbi minhoto, frente ao Moreirense FC. Devido à pausa para seleções, a partida está apenas marcada para o dia 12 de setembro, pelas 16h.